TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geotecnologias e estatística básica aplicada á geografia

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO


Resumo..............................................................................................................................1
Introdução..........................................................................................................................2
Geotecnologias e estatística básica aplicada á geografia.................................3
O ambiente e a distribuição geográfica dos seres vivos....................................4
Abordagem científica filosófica e artística das relações sociedade-natureza..5
Dinâmica dos processos sociais políticos e econômicos no espaço ..............6
Recursos tecnológicos da educação.................................................................7
Considerações finais.......................................................................................8
Referências........................................................................................................................9















RESUMO


Este trabalho tem como objetivo descrever um pouco do que vivenciei nesta terceira etapa no curso de Geografia. Os textos inclusos são de minha autoria e tratam de alguns assuntos abordados nos livros: Geotecnologias e estatística básica aplicada á geografia, O ambiente e a distribuição geográfica dos seres vivos, abordagem científica filosófica e artística das relações sociedade-natureza, Dinâmica dos processos sociais políticos e econômicos no espaço Recursos tecnológicos da educação, entregues como nosso roteiro de estudo para a Terceira etapa. Há também algumas observações feitas nas aulas que se sucederam no decorrer de seis meses. Começo o meu TCA citando o maior de todos os autores, o detentor de toda a sabedoria, o único e soberano; Deus O princípio da sabedoria é. Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis a adquire o entendimento. 














TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM-TCA


INTRODUÇÃO


É com imensa satisfação que apresento meu TCA, da etapa 3 do curso de geografia da Universidade de Uberaba-MG. Certo de que estou trilhando os caminhos do saber,    
confiante de que esse foi mais um período de grandes aprendizagens e numerosas experiências didáticas. Pretendo abordar de maneira resumida, os conteúdos estudados nesta etapa, de maneira que possa explanar os conhecimentos adquiridos através da prática acadêmica.Sem dúvida, posso afirmar que foi muito proveitoso.



GEOTECNOLOGIAS E ESTATÍSTICA BÁSICA APLICADA Á GEOGRAFIA


Uso didático multidisciplinar do sensoriamento remoto


É possível alinhavar os conceitos geográficos: espaço, lugar, região, paisagem dentre outros. Pelas imagens podemos analisar a superfície terrestre sob as mais diversas perspectivas, passamos por todo o globo, por países, pelos estados, pelas cidades, pelo bairro e ate mesmo pelo nível da quadra. Podemos analisar as imagens em diferentes escalas: do espaço geográfico ao lugar. 
Também é possível compreender melhor a atual crise ambiental de modo mais concreto e pontual, analisando a ação do homem que modifica o ambiente por meio de queimadas, áreas desmatadas, áreas cultivadas, a densidade demográficas, índice de vegetação e etc. O avanço dessa tecnologia facilita a análise do espaço e no tempo dessas ações; o uso de produtos, por exemplo, imagens aéreas de áreas conhecidas á comunidade escolar é um dos primeiros critérios a ser observados. Trabalhar a partir do contexto da realidade do aluno é uma prerrogativa definidas pelas propostas pedagógicas mais modernas, despeita o interesse e agrega mais sentido ao processo de ensino- aprendizagem. 
Esse é um caminho interessante de a educação atingir seu maior objetivo; a formação cidadã, por meio de uma situação-problema local(bairro da escola), elabora-se um projeto(trabalho interdisciplinar), em que são estudados conceitos e conteúdos relacionados a cada área do conhecimento que dará conta de responder ao problema real colocado. O resultado do trabalho é, ao mesmo tempo, um diagnostico técnico elaborado pela comunidade escolar que dele participou e um convite á participação cidadã.





O AMBIENTE E A DITRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DOS SERES VIVOS


O uso da terra e a degradação do solo


O solo por ser muito precioso para o homem sofre agressões continuas pelo seu uso; é dele que se retira a maior parte das matérias-primas e dos substratos necessários á sobrevivência. No entanto ele não é estável: constitui um meio complexo e em perpetua transformação respeitando leis próprias que rege a sua formação, evolução e decomposição, o homem, contudo apropria-se dos solos e os modifica de maneira acelerada, com o intuito de receber benefícios, visando o lucro econômico e o poder sobre essas áreas. As grandes monoculturas são um exemplo de desequilíbrio ecológico, embora o homem necessite de áreas cultivadas e cultiváveis para o seu sustento. 
O desfloramento ou desmatamento constitui o primeiro estagio da degradação do solo em nossa historia, e é um dos maiores contribuintes para este problema continuo, tendo em vista que tal pratica tem vários objetivos e não somente a obtenção de madeira; a agricultura e a ocupação imobiliária acelerada são responsáveis por grande parte de extermínio da floresta. Essa atividade acentua ainda mais a distribuição de áreas naturais, além de poluir a atmosfera no caso de queimadas incontroláveis.
Apesar de as florestas serem um recurso renovável, o seu uso indiscriminado pode não dar o tempo suficiente para que esses ambientes se recomponham naturalmente; na maioria das vezes em que a interferência do homem na reposição de áreas degradadas usa se o tipo de reflorestamento inadequado como a plantação de eucalipto, apesar de recompor áreas com vegetação tais espécies reforçam a composição de monoculturas mais voltadas ao valor econômicos poucas vezes voltadas á preservação.





ABORDAGEM CIENTÍFICA FILOSÓFICA E ARTÍSTICA DAS RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA


Diretrizes para conservação do meio ambiente


A situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais e ao mesmo tempo possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. Deve-se também reconhecer que vivemos numa sociedade numa sociedade na qual é fundamental partir de uma boa formação e de solido conhecimento dos complexos problemas e potencialidade ambientais; com instrumentos para a preservação ambiental o ser humano tem as leis que regem as formas de agir com o meio ambiente.
Embora muitas vezes essas leis sejam desobedecidas temos que utilizar os meios existentes a fim de manter os recursos e ambientes naturais remanescentes; diante desse quadro nada mais justo que além de termos uma legislação consistente tenhamos também recursos financeiros e humanos para fazermos cumprir leis que irão beneficiar a qualidade ambiental não apenas em nosso território, mas em todo o planeta. 
Também pode tornar-se uma aliada do proprietário de áreas visto que essa lei permite que aja uma isenção tributaria para aqueles que preservam e protegem as florestas em áreas de delicado equilíbrio, de extrema necessidade (áreas próximas a cursos de água, ao redor de nascentes, no topo de morros, em áreas declives etc.) ou em outras situações que tenham importância de preservação; todos os proprietários que são obrigados apagar o imposto territorial rural são candidatos a realizar registros de áreas através do ato de declaração ambiental.




DINÂMICA DOS PROCESSOS SOCIAIS POLÍTICOS E ECONÔMICOS NO ESPAÇO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com