TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Didática da História e Geografia; Expressões Artísticas na Educação Infantil; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança; Avaliação e Currículo.

Por:   •  13/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO VILA ASSUNÇÃO – SANTO ANDRÉ

CURSO PEDAGOGIA

DISCPLINAS NORTEADORAS – Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Didática da História e Geografia; Expressões Artísticas na Educação Infantil; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança; Avaliação e Currículo.

 

 DANIELA DE CÁSSIA SRZYBYSKI

RA 9419572139

ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO

 Tema: Animais Diferentes

 Santo André /SP

2016

Desafio Profissional nas disciplinas de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Didática da História e Geografia; Expressões Artísticas na Educação Infantil; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança; Avaliação e Currículo do Curso de   Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciatura do curso de  Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Raquel A. S. Raysaro

 Santo André /SP

2016

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo compreender como reelaborar estratégias pedagógicas para melhor desenvolvimento das atividades em instituição de Educação Infantil, tendo  como base a análise detalhada do perfil dos alunos.


Também compreender como o ambiente escolar pode sofrer influências da vida doméstica nos aspectos comportamentais das crianças atendidas.

Que esse trabalho contribua de forma significativa na reflexão sobre os métodos de organização e a forma de tratar as crianças que frequentam esse espaço, podendo trazer inúmeros benefícios na área educacional.

Passo 1

1 - Nome da Instituição: Escola Vila Infante

2 – Quantidade de turmas atendidas: 01

3 – Quantidade de crianças em cada turma: 12 crianças

4 – Faixa etária de cada turma: 4 anos

5 – Aspectos individuais:

5.1 - Quantidade de crianças que moram com:

Pai e mãe: 10

Só com o pai: 0

Só com a mãe: 2

Mãe e padrasto: 0

Pai e madrasta: 0

Outros (avós, tios, outros que não sejam parentes): 0

5.2 - Quantidade de crianças com problemas de saúde: 0

5.3 - Quantidade de crianças com necessidades educativas especiais: 0

5.4 - Hábitos das crianças que merecem destaque: 4 das crianças ainda faz uso de chupeta.

Passo 2

As crianças ficam em sala ampla, iluminada e ventilada, com mesas e cadeiras apropriadas para seu tamanho, com brinquedos e livros compatíveis para a faixa etária, os banheiros são adequados, o pátio é coberto e possui motocas, cama elástica, balanço e uma casinha para as crianças brincarem, na área externa tem escorregadores em material apropriado. Toda a escola possui piso adequado e corrimão, com uma sala de vídeo confortável para que as crianças relaxem assistindo DVD.

Passo 3

Tema do projeto: Animais Diferentes

Objetivos do projeto: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça animais de diferentes espécies

Justificativa: Promover a consciência ecológica de modo lúdico, bem como estimular o conhecimento de diferenças e semelhanças entre animais, já que nesta fase a criança já pode diferenciar diferentes espécies e tipos de animais existentes.

Metodologia: O projeto terá duração de três aulas que serão realizadas na própria instituição e serão realizadas da seguinte forma: Conversar sobre os tipos e espécies diferentes de bichos, (cavalo, sapo, papagaio, coelho, borboleta, cachorro, cobra, passarinho e peixe). Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento de algumas espécies de animais e seus nomes no jogo da memória.  Identificar as características das espécies de animais. Identificar espécie e característica de animais que nadam e pintar. Identificar e completar consoantes que faltam para completar os nomes dos bichos. Trabalhar a percepção visual nas caça-palavras na procura dos nomes dos animais. Trabalhar o raciocínio lógico e a percepção visual no jogo dos cinco erros. Contar a quantidade de bichinhos repetidos, utilizando os números até 5.  Utilizar raciocínio e lógica para montar o quebra-cabeça, trabalhando cores no vamos pintar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com