TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Das Organizações

Trabalho Universitário: Gestão Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE

1. O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempo. (Vale 1,0 ponto)

a) A organização racional do trabalho proposta por Taylor está abalizada em quais princípios? Explique-os. (Vale 0,5 ponto)

• Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

• Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

• Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

• Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

b) Comente as principais críticas à abordagem de Taylor. ()

Vale 0,5 ponto

• Para os críticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.

• A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho;

• A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo;

• A AC não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção;

• A AC propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico;

• A AC se restringe apenas aos aspectos formais da organização não abrangendo por exemplo o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais;

• A AC trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas.

2. A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a grande depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. (Vale 1,0 ponto)

a) Elenque e discorra sobreas fundamentais ideias defendidas pela Escola das Relações Humanas? (Vale 0,5 ponto)

O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social: As mudanças tecnológicas e a abordagem mecanicista tentam romper essas relações sociais;

A tarefa básica da Administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar: chefes democráticos, persuasivos e simpáticos com todos. Chefes que entendam a lógica dos trabalhadores.

O trabalho é uma atividade tipicamente grupal: produção sofre a influência do grupo de trabalho mais do que incentivos financeiros;

O ser humano é motivado essencialmente pela necessidade de “estar junto”, “ser reconhecido”: Só se alcança a eficiência considerando as necessidades sociais e psicológicas dos trabalhadores.

b) Diferencie Organização Formal de Organização Informal. (Vale 0,5 ponto)

Organização formal pode ser entendida como as regras escritas ou estipuladas por alguma autoridade, bem como estruturas, normas da empresa, procedimentos e processos. Por exemplo, horário de entrada, se para falar com o diretor precisa agendar um horário com a secretária, avisos no quadro quanto ao uso de equipamentos de segurança, cargos hierárquicos definidos.

E a informal se refere ao comportamento das pessoas, especialmente se esses comportamentos vão se distanciando do padrão formal, também se refere à comunicação informal, quando existe o "cochicho" no corredor, a interação entre os funcionários e a influência e impacto dessas relações para a empresa (que normalmente não são previsíveis).

3. Conceitue eficiência e eficácia, ilustrando-os com um exemplo prático.(Vale 1,0 ponto)

Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma.

4. Tornou-se clichê, atualmente, dizer-se que as organizações no final do século XIX eram completamente diferentes das que se tem hoje. Apesar de o trabalho acompanhar o homem em sua História, assunto tratado no capítulo anterior, sua organização e sua administração, como conhecemos hoje, é assunto que teve seu início no final do século XIX e início do século XX.Que fatos históricos importantes ocorreram no início do século XX, juntamente com o surgimento das Teorias Administrativas. Pesquise e discorra sobre eles.(Vale 1,0 ponto)

A história da Administração é recente. No decorrer da história da humanidade, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que ela surgiu e apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.

O Mercantilismo influenciou a Revolução Industrial e com consolidação do Capitalismo, possibilitaram o avanço das teorias administrativas. Pois com a revolução houve surgimento da industrialização. a revolução foi decorrente da necessidade dos empresários, de atender a demanda em expansão A administração deve tão somente à Revolução Industrial o conceito de organização da empresa moderna, graças principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com