TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Integrada de Resíduos

Tese: Gestão Integrada de Resíduos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Tese  •  5.288 Palavras (22 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 22

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Valquíria Zolim - RA- 2306310055

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Sertãozinho

2011

Introdução

É preciso conscientizar a população, para deixarmos para nossos filhos e netos um planeta sustentável, pois se hoje nós não cuidamos e não ajudamos a melhorar essa, situação como será o futuro das próximas gerações?

Resumo

Várias empresas estão adotando medidas para melhora o planeta, algumas estão fazendo bastante, enquanto outra nada, alguma medida precisa ser adota para o planeta não sofrer mais do que já está sofrendo com tantos descasos, descasos de lixos, indústrias, esgotos e desmatamentos.

Palavras-Chave: Meio Ambiente; Preservação, Saneamento Básico

Sustentabilidade.

Muitas pessoas se perguntam o que é sustentabilidade? E como é ser sustentável a pesar de estar sendo discutido com mais freqüência nos dias de atuais?

A sustentabilidade não é um assunto novo, desde o Eco 92 aonde uma reunião da cúpula da terra o conceito vem sendo desenvolvido, naquele período o foco principal era o meio ambiente, hoje a sustentabilidade está sendo inserida no contexto social, empresarial, cultural e econômico. Após ter aprofundado sobre o assunto, chegou à conclusão, que prova que a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade são aliadas e devem caminhar juntos.

Agir de forma sustentável e preservar o meio ambiente é algo simples, mas que ainda têm sido deixadas de lado por grande parte da população mundial, quando a sustentabilidade começou a ser divulgado, grandes empresas brasileiras também abraçaram a causa a favor da sustentabilidade, começaram então a cobrar e educar seus funcionários para que tivessem a consciência que é preciso preservar para termos um meio ambiente mais saudável e resistente. Mas antes das grandes empresas terem este reconhecimento e com o crescimento demasiado e o consumo acelerado, o meio ambiente começou a dar sinal de cansaço, com isto começou a luta para tentar restaurar o Planeta poluído e explorado, sem muita consciência por parte das pessoas, que a cada dia vem poluindo.

Já em 1981 como a Lei nº 6938 assinado por João Figueiredo, já se falavam em preservação, após trinta anos temos o nosso planeta poluído pelos descartáveis, que vieram para facilitar a vida do homem e sufocar ainda mais o nosso planeta, ainda há tempo para arregaçar as mangas e ir à luta, para que as próximas gerações tenham um bom ar para respirar.

Há trinta anos no artigo dois da Lei 6938, diz que política nacional do meio ambiente tem por objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental, proporcionando a vida e assegurar que o país tenha condições do desenvolvimento social econômico, dos interesses da segurança nacional e a proteção da dignidade da vida humana, atendendo os seguintes princípios:

I A ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo.

II Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar.

III Planejamento e fiscalização do uso de recursos ambientais.

IV Proteção do ecossistema, com a preservação de áreas representativas.

V Controle e zoneamento das atividades potenciais ou efetivamente poluidoras.

VI Incentivo do estudo e a pesquisa de tecnologia, orientando para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais.

VII acompanhamento do estado da qualidade ambiental.

VIII Recuperação das áreas degradadas.

IX Proteção de áreas ameaçadas de degradação.

X Educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-lo para a participação ativa na defesa do meio ambiente.

Na política nacional do meio ambiente temos dez parágrafos onde as palavras são bonitas e certas, mas ao longo destas três décadas não foram obedecidas, com o crescimento da população nacional que chega a 192.376.496 e com o crescimento da população, o país precisou crescer para atender a demanda de moradias, e com isto veio o desmatamento e a ocupação dos leitos dos rios, com o surgimento das favelas onde os esgotos são jogados nos mananciais dos rios provocando assim a sua contaminação, e com o crescimento da população surgiram também as fábricas de móveis que não são conscientes e acabam desmatando as florestas em busca de madeira sem se preocupar com o reflorestamento.

Cidades que não buscam o tratamento dos seus esgotos, poluindo cada vez mais, fábricas de carros foram surgindo para satisfazer o homem, que lançam milhões de CO2 no meio ambiente e com isto o surgimento cada vez maior de doenças respiratórias, sem contar com as indústrias que jogam seus poluentes no meio ambiente, enquanto na Lei as palavras são bonitas, a realidade é bem diferente do que queremos para os nossos filhos e netos.

É preciso fazer a Lei de 1981 nº 6938 começar a valer, mesmo que um pouco tarde, começando cada um na sua própria casa ensinar nossas crianças a separar os lixos reciclados dos lixos orgânicos, para que sejam aproveitados, com isso vamos ajudando não só planeta, mas também as pessoas que vivem da reciclagem.

Gestão Integrada de Resíduos.

Cada vez mais com a crescente urbanização e a industrialização da sociedade tem-se originado uma produção exagerada de resíduos sólidos, problema que surge e que é preciso ser encarado, é preciso encontrar solução para minimizar o problema. No passado os resíduos eram uma questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com