TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Resíduos Sólidos: Caso do Bairro Mocone

Por:   •  21/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.594 Palavras (15 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 15

Luís João Manhique

Gestão de resíduos sólidos: caso do bairro Mocone, município de Nacala-Porto

 

Curso de Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário

Universidade Pedagógica

Nampula

2018

Luís João Manhique

Gestão de resíduos sólidos: caso do bairro Mocone, município de Nacala-Porto

Projecto de Pesquisa a ser apresentado ao Departamento de Ciências de Terra e Ambiente, da Universidade Pedagógica, Delegação de Nampula como requisito parcial para obtenção do grau académico de Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário.

                                                           Supervisor: Prof. Dr. Vanito Frei

Universidade Pedagógica

Nampula

2018


Índice

Introdução        3

1. Localização do Projecto        4

2. Justificativa        5

3. Objectivos        6

3.1. Objectivo Geral        6

3.2. Objectivos Específicos        6

4. Problematização        6

5. Hipóteses        7

6. Metodologia        7

6.4. Técnicas de colecta de dados        7

6.4.1. Observação        8

6.4.2. Entrevista        8

6.4.3. Questionário        8

6.5. Sujeitos de pesquisa        9

7. Referencial Teórico        9

7.1. Conceitos de Resíduos sólidos e gestão de resíduos sólidos        9

7.2. Classificação dos resíduos sólidos        10

7.2.1. Quanto aos riscos potenciais de contaminação do meio ambiente        10

7.2.2. Quanto à natureza ou origem        11

7.3. Situação de gestão de resíduos sólidos em Moçambique        11

8. Cronograma        13

9. Orçamento        13

Referências Bibliográficas        14

Introdução

O crescimento acelerado da cidade de Nacala-Porto mobilizou muitos investidores e investimentos para esta cidade, muito mais quando foi declarada a zona económica especial, muitas empresas foram instaladas, consequentemente aumentou o índice de produção de resíduos sólidos. Na linha destas ideias o presente projecto tem como tema: Gestão de resíduos sólidos: caso do bairro Mocone, município de Nacala-Porto.

A gestão de resíduos sólidos é um conjunto de metodologias com vista à redução não só da geração e eliminação de resíduos, como do melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo, com a finalidade de reduzir a geração de resíduos na origem, gerir a produção dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de geração de resíduos, e o seu impacto ambiental, por meio da destinação correcta dos resíduos gerados pelo homem.

Este trabalho tem o objectivo de avaliar o processo de gestão de resíduos sólidos no bairro Mocone, com intuito de elencar informações e sugestões que visam melhorar o processo de gestão dos resíduos sólidos naquela idade.

Para a elaboração deste projecto foi usada a metodologia bibliográfica visto que desenvolveu-se a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e electrónicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Estes artigos permitiram a conhecer o que já se estudou sobre o tema em epígrafe, com o objectivo de recolher informações ou conhecimentos prévios para o sucesso do trabalho final.

A estrutura deste projecto compreende a delimitação do tema, (objectivos, justificativa problema, e hipóteses); metodologia do trabalho onde se destaca o tipo de pesquisa, os métodos de abordagem e as técnicas de colecta de dados; a fundamentação teórica, isto é, apresentação de ideais de diversos autores em relação ao tema e referências bibliográficas.

 

1. Localização do Projecto

O projecto será desenvolvido no bairro Mocone localizado no posto administrativo de Mutiva, da Cidade de Nacala-Porto, com os seguintes limites geográficos: Norte – bairro de Maiaia e Triangulo; Este – bairro de Ribaue; Sul – bairro Bloco I e Oeste – Bairro de Mathapue, conforme o mapa abaixo de divisão administrativa do Município de Nacala-Porto.

Mapa 1: Divisão administrativa do município de Nacala-Porto[pic 1]

Fonte: PEUMCN, 2010.

2. Justificativa

Com o crescimento acelerado da cidade de Nacala-Porto verificado nos últimos tempos, consequentemente o aumento do consumo de produtos industrializados, o aparecimento de produtos descartáveis, o aumento excessivo da dispersão e proliferação do lixo incluindo a sua produção, constitui grande problema para o bairro de Mocone particularmente. Segundo Conti (2014:21),

a tomada de medidas iniciais desadequadas, tais como descarga voluntária e incontrolada de resíduos nas ruas e terrenos sem ocupação, conduziram ao aparecimento de diferentes tipos de poluição (hídrica, do solo, etc.) bem como de seres vivos indesejáveis que viriam a pôr em risco a saúde humana. Com o desenvolvimento das sociedades nasce a Revolução Industrial que viria contribuir positivamente para o desenvolvimento económico e industrial mas em simultâneo aumentaria o problema da gestão de resíduos (CONTI, 2014:21).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (535.5 Kb)   docx (309.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com