TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO COM OS MORADORES DO BAIRRO SANTARÉM, LARANJAL DO JARI - AP III COBEAI

Por:   •  10/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO COM OS MORADORES DO BAIRRO SANTARÉM, LARANJAL DO JARI - AP III COBEAI

Maycon Santos Gama 1

Mateus Alho Maia1

Poliany Alho Maia1

Rilton Marreiros Fernandes1

Luana Lima dos Santos2

  1. Estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Instituto Federal do Amapá. maycongestao@gmail.com
  2. Professora EBTT/ Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas. Instituto Federal do Amapá. luana.santos@ifap.edu.br

RESUMO

O estudo da percepção ambiental visa conhecer a interação entre o individuo e o ambiente em que vive principalmente no que diz respeito à qualidade de vida e ambiental. O presente estudo objetivou-se em verificar a percepção ambiental dos moradores do bairro Santarém relacionando-a sobre o saneamento básico. Para a pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, com elementos quantitativos, sendo empregado um questionário com afirmações sobre o saneamento básico, onde foram abordados de forma aleatória cem moradores da localidade.  Os dados foram tabulados no Excel. De acordo com a pesquisa, os moradores do bairro Santarém possuem conhecimentos referente à importância do saneamento básico para a melhoria da qualidade de vida da localidade. Os dados também demonstram que a população possui apenas conhecimentos básicos sobre os componentes do sistema de saneamento. Vale ressaltar que este é o primeiro estudo realizado no município de Laranjal do Jari, no estado do Amapá, referente à percepção ambiental dos moradores do bairro Santarém.

Palavras - chave: Qualidade de vida. Saneamento básico. Meio ambiente

Introdução

A percepção ambiental pode ser definida por inúmeros conceitos, além de ter diversas bases cientificas que discutem a cerca destes conceitos. Mesmo com diferentes conceituações a compreensão baseada no conhecimento popular, define a percepção ambiental como a relação entre o homem e o meio ambiente e, principalmente na forma como cada indivíduo percebe e conhece seu próprio meio, de acordo com suas culturas e necessidades.

No Brasil, a percepção ambiental vem sendo analisada nas áreas de Urbanismo, Planejamento Ambiental e, sobretudo na Geografia. Os estudos que auxiliaram na construção desta pesquisa foram: Percepção ambiental de moradores do Bairro Nova Parnamirim em Parnamirim/RN sobre saneamento básico (CUNHA, CANAN, 2015). Avaliação da percepção ambiental dos moradores de uma área de ocupação irregular no município de Foz do Iguaçu-PR (NEGRÃO et al., 2012); Percepção ambiental de donas de casa sobre o uso de produtos químicos em domicílios e estratégias sustentáveis (NÓBREGA; DANTAS; SILVA, 2010); Percepção ambiental junto aos moradores do entorno do arroio tabuão no Bairro Esperança em Panambi/RS ( XAVIER; NISHIJIMA, 2010).

A pesquisa justifica-se pelo fato de que o estudo da percepção ambiental de uma comunidade é fundamental, pois desta forma este conhecimento transforma-se em uma ferramenta essencial para a compreensão dos comportamentos vigentes e para o planejamento de ações que irão promover a sensibilização e o desenvolvimento de posturas éticas e responsáveis perante o meio ambiente.

O município de Laranjal do Jari, localizado no estado do Amapá, apresenta graves problemas relacionados ao saneamento básico, sendo que diversas doenças estão relacionadas com a precariedade do sistema de saneamento básico. Está realidade da falta de saneamento básico não é algo apenas do município de Laranjal do Jari, outros estados da região Norte do país também sofrem com esse problema.

Trabalhos científicos relacionados ao município em estudo são escassos ou pouco contemplativos, fazendo com que haja a necessidade do aumento dos estudos de percepção ambiental, a fim de caracterizá-la e posteriormente promover ações educativas. O presente artigo mostra os resultados de uma pesquisa que verificou qual a percepção ambiental que a população do bairro Santarém no município de Laranjal do Jari - AP relacionando-a ao saneamento básico.

Objetivo(s)

A pesquisa teve como objetivo principal verificar qual a percepção ambiental que do bairro Santarém no município de Laranjal do Jari, relacionando-a ao saneamento básico e ao risco ambiental. Além disto, como objetivos específicos o estudo analisou as condições de saneamento básico, estudando a interação entre as condições de saneamento e a percepção dos moradores e quanto ao observado nas descrições em campo, como o esgotamento sanitário, o abastecimento de água e a coleta de resíduos sólidos no bairro em estudo.

Metodologia

O estudo foi realizado no município de Laranjal do Jari, localizado no extremo sul do estado do Amapá. De acordo com o ultimo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2010), o município de Laranjal do Jari contava com uma população de 39.942, dividida nos bairros: Centro, Nova Esperança, Santarém, Prosperidade, Mirilândia, Sumaúma, Agreste, Castanheira e nos loteamentos Cajari, Nazaré Mineiro e Sarney.

A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de aplicação de questionário adaptado de Ferreira, Oliveira e Mascarenhas (2017), no bairro Santarém, com questionário contendo 5 questões relacionadas aos componentes do saneamento básico.

O procedimento de tratamento e análise estatística dos dados dos questionários foi realizado através do programa Excel do pacote Windows, a adequação desses métodos é pensada em termos práticos, em termos teóricos e em termos éticos (aceitação, legitimidade das propostas e soluções de modo dialógico e negociado. A base do sucesso de uma pesquisa envolvendo percepção ambiental está diretamente ligada à qualidade do questionário adotado. (FERNANDES et al., 2004). Para a verificação da existência do sistema de saneamento básico no bairro Santarém foi realizada visitas in loco das condições sanitárias no entorno dos locais em que foram aplicados os questionários, para buscar a interação das respostas dos atores sociais com o que foi visto em campo. Essas visitas foram realizadas nos meses de Junho e Julho de 2018, com a aplicação do questionário em 100 residências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com