TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homossexualidade

Seminário: Homossexualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Seminário  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Porque não usar o termo homosexualismo.

É comum encontrarmos gays que se irritem quando ouvirem ou encontrarem alguem falando a palavra “homossexualismo”,e logo vai tratando de corrigir a pessoa: “o correto e homossexualidade…”.

Atualmente não utilizamos mas o termo homosexualismo, pois cada vez mais em desuso, ele é incorreto, uma vez em que o sufixo “ismo” sugere que essa orientação sexual é uma doença, o que não pode ser considerado verdade sem que existam provas concretas disso.

''Em 1973, a Associação Americana de Psiquiatria retirou a palavra da lista de transtornos mentais ou emocionais e a decisão foi seguida por todas as entidades de psicologia e psiquiatria no mundo. A comunidade médica é unânime ao afirmar que nenhuma orientação sexual é doença.''

O sufixo ''ismo'' pode exprimir várias ideias. Mas na palavra homossexualidade é de exclusiva categorização de doença. Portanto, se você relacionar o fato de 1973 e do sufixo ''ismo'', logo você pode concluir que falar HOMOSSEXUALISMO está totalmente ERRADO. Os médicos passaram então a colocar o sufixo "dade" é adicionado, significando "modo de ser", comportamento.

O certo então é homossexualidade por não denotar nenhuma doença mental ou psicológica e sim como natureza sexual do ser humano. O mesmo serve para qualquer sexualidade: bissexualidade, heterossexualidade, etc.

Jamais use a sexualidade com sufixo ''ismo'', pois sexualidade alguma é doença.

Jurandir Freire Costa -quando empregamos a palavra "homossexualidade", inevitavelmente pensamos em duas coisas: ou que o "homossexualismo' é uma condição natural, um tipo específico de sexualidade comum a certos indivíduos, em qualquer período histórico ou circunstância cultural, ou então que se trata de uma "condição psicológica" igualmente universal e típica de certos sujeitos. Assim, usei o termo homoerótico para aludir ao que designamos como "homossexualidade', e procurar evitar que o leitor moderno , preso aos nossos hábitos, desse o sentido de "homossexualidade" a quaisquer práticas eróticas entre indivíduos do mesmo sexo biológico.

Jurandir Freire Costa -Seria intolerante, injusto, violento e falso dizer que todas as pessoas que usam a palavra homossexual são preconceituosas. O que digo éque, independente da intenção de quem fala, o termo toma um sentido que desqualifica moralmente o homoerotismo, como sendo um desvio, uma anormalidade, uma doença, um vício, uma perversão. E tem este sentido porque foi criado e inventado (no século XIX, através de uma concepção médico-sexológica) para ser usado com este sentido. Cada vez que dizemos "alguém é homossexual":, definimos a identidade da pessoa, etiquetada por sua preferência erótica. Não temos o hábito de nos referir àmaioria dos indivíduos dizendo "fulado éheterossexual", mas sim, professor, industrial ...

Por questões éticas, históricas, culturais e religiosas o antigo termo "homossexualidade" transformou-se em "homoerotismo". O surgimento da expressão "homossexualismo", ou ao menos o primeiro contato dela com a população, remonta do final do século XIX , sendo usada pela primeira vez por Charles Chaddock, quando traduziu o Psychopathia Sexualis, de R.von Krafft-Ebing. Sua primeira aparição foi no idioma alemão, em 1869, num panfleto anônimo, mas, seguindo o processo natural de secularização, a partir do século XIX, a característica antes existente de "sodomia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com