TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Html e ciencias

Por:   •  14/4/2015  •  Exam  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a importância do kernel em um sistema operacional

é o núcleo do sistema operacional, todas as funções do SO se relacionam ou dependem dele para execução e acesso ao hardware.

2. Atualmente sistemas operacionais Linux o Windows possuem arquiteturas de kernel distintas, quais são elas e quais suas vantagens e desvantagens?

3. Porque a arquitetura microkernel não é muito utilizada?

Pela grande necessidade de comunicação constante entre o núcleo e os `servidores` o que poderia gerar a lentidão.

4. O que o shell e para que ele serve?

O shell de comando é um software independente que oferece comunicação direta entre o usuário e o sistema operacional. Você pode usar o shell de comando para criar e editar arquivos em lotes, e, assim, automatizar tarefas rotineiras.

5. Como que um sistema operacional virtualizado utiliza o hardware de um computador hospedeiro?

Ele cria uma camada intermediária entre o Sistema Operacional e o Hardware damáquina, sendo esta camada intermediária responsável por gerenciar o acesso do sistema operacional ao hardware, esta camada intermediária, responsável por emular o hardware, é chamada de hypervisor.

6. Qual a função do bootloader?

Acessar o disco do computador e carregar o sistema operacional na memória para assumir o controle do equipamento. Ele pode ser apenas um único programa ou múltiplos encadeados, desde que um deles execute o carregamento do sistema operacional.

7. O que é o erro “Tela azul da morte” (Windows) e qual o seu motivo?

Casso ocorra um erro fatal no sistema operacional, e ele não fora capaz de se corrigir automaticamente,irá aparecer a “tela azul da morte”. Este processo consiste em “descarregar‟ todo o conteúdo da memória principal para um arquivo, chamado de dumping file (arquivo de despejo de memória), ele é muito importante para análise e diagnóstico por uma equipe de suporte ao sistema operacional  (normalmente do próprio fabricante ou desenvolvedor).

8. Diferencie GUI e CLI

GUI= é o modo gráfico, ou interface gráfica de usuário,mais agradável para quem não está acostumado a trabalhar com Shell.

CLI= a interação com o SO ocorre apenas por linhas de comandos

9. Quais são os tipos e formas de virtualização?

Virtualização total, onde todo o acesso com o hardware passa a ser gerenciado pelo hypervisor e o sistema operacional virtualizado não possui nenhum acesso direto ao hardware real (físico)

 Virtualização parcial, onde existe algum nível de acesso direto do sistema virtualizado para o hardware físico. Muito comum quando processadores possuem tecnologias para auxílio à virtualização

 Paravirtualização, quando o hypervisor apenas distribui um hardware físico para os servidores `paravirtualizados`, e estes tem total acesso e controle ao hardware físico. Esta técnica é muito comum em hardware de grande porte como mainframes ou plataformas IBM Power Series.

10. Explique uma das vantagem da virtualização de sistemas operacionais.

Segurança: Usando máquinas virtuais, pode-se definido qual é o melhor ambiente para executar cada serviço, com diferentes requerimentos de segurança, ferramentas diferentes e o sistema operacional mais adequado para cada serviço. Além disso, cada máquina virtual é isolada das demais. Usando uma máquina virtual para cada serviço, a vulnerabilidade de um serviço não prejudica os demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (617.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com