TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INGLATERRA

Tese: INGLATERRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  2.802 Palavras (12 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 12

Inglaterra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

England

Inglaterra

(Bandeira)

(Brasão de armas)

Lema real em francês: Dieu et mon droit

(em português: Deus e o meu direito)

Língua oficial

Inglês (de facto, não de iure)

Capital

Londres

Área

130.395 km²

População

- Total (2001)

- Densidade

49,9 milhões

379 h/km²

Unificação Século IX por

Egbert de Wessex

Moeda

Libra Esterlina

PIB

US$ 2,140 trilhões (2005)

Fuso horário

UTC+0

Hinos nacionais

(não-oficiais) God Save the Queen (hino do Reino Unido)

ver abaixo

A Inglaterra é uma das nações constituintes do Reino Unido. Historicamente dominante, ocupa a metade sul da ilha da Grã-Bretanha, à excepção de uma área a oeste, correspondente ao País de Gales. Limita a Norte com a Escócia, a Leste com o Mar do Norte, a Sul com o Canal da Mancha e a Oeste com o Oceano Atlântico, País de Gales e Mar da Irlanda. Área: 130 439 km². População: 49 milhões de habitantes.

Índice

• 1 História da Inglaterra

• 2 Política

o 2.1 Atuais Mandatários

o 2.2 Religião

• 3 Subdivisões

• 4 Geografia

• 5 Economia

• 6 Demografia

• 7 Cultura

• 8 Hinos nacionais da Inglaterra

• 9 Ver também

História da Inglaterra

Desde a Antigüidade a ilha da Grã-Bretanha é ocupada por humanos, entre eles os que construíram os monumentos de Stonehenge. A Inglaterra formou-se pela aglutinação gradual dos reinos anglos, saxões e jutos durante os séculos VII, VIII e IX.

A certa altura da história o Império Romano dominou essa ilha até a muralha de Adriano, essa dominação foi encerrada com o enfraquecimento do Império. Este se retirou deixando a interdependência para fugir dos ataques bárbaros, pelo fato de tribos germânicas estarem invadindo a Britânia. Essas tribos eram provenientes da atual Alemanha e trouxeram sua língua e seus costumes que misturados com os Britânicos deram origem a Inglaterra. Destacaram-se os Anglos, que deram nome ao país England (Eng de Anglo e land de terra), ou seja, terra dos Anglos.

Egbert de Wessex, rei do Wessex (m. 839) é em geral considerado o primeiro rei de toda a Inglaterra, se bem que o seu título oficial fosse Bretwalda (literalmente "Sobresenhor da Bretanha"), e fosse tecnicamente um "primeiro entre iguais" com os outros líderes ingleses. O título de "Rei de Inglaterra" surgiu duas gerações mais tarde com Alfredo, o Grande (governou entre 871 e 899).

Algumas histórias de Inglaterra escolares iniciam-se com a subida ao trono de Guilherme, o Conquistador em 1066. Isto pode dever-se ao orgulho que os ingleses têm da sua longa história de independência, e gostarem, portanto, de iniciar a contar só depois da última invasão bem sucedida. A verdade é que, embora Guilherme tenha reorganizado (e, em grande parte, substituído) a aristocracia inglesa, não se pode dizer com verdade que ele tenha "fundado" ou "unificado" o país. Com efeito, muita da infraestrutura anglo-saxã que existia sobreviveu à conquista de Guilherme e persiste ainda hoje.

Durante a Revolução Inglesa, Oliver Cromwell subiu ao poder e foi o único representante de um breve período republicano na Inglaterra, já estabilizado no poder, decretou o Ato de Navegação, favorecendo a economia inglesa e o desenvolvimento posterior de sua marinha.

Nas escolas inglesas, a história do país tende a começar com a área geográfica que viria um dia a se transformar na Inglaterra, e por isso refere-se inicialmente a Júlio César e a expedições romanas posteriores. Estes estudos da história do lugar propriamente dito, antes de ter adquirido o nome "Inglaterra", ajudam-nos a compreender o desenvolvimento posterior da Inglaterra enquanto nação.

Política

A Inglaterra não tem nenhum governo ou corpo de representantes independente do Reino Unido.

A Inglaterra é uma Monarquia Parlamentarista, com um parlamento que possui a autoridade de criar leis e providenciar obras públicas. O chefe de estado tem uma função meramente representativa e diplomática, não possuindo qualquer gênero de poder executivo.

O regime parlamentar implica a existência de um primeiro-ministro que é eleito pela maioria do parlamento.

Atuais Mandatários

• Chefe de Estado: Elizabeth II do Reino Unido

• Chefe Executivo: Primeiro-ministro Tony Blair

Religião

A Igreja Anglicana, que foi separada da Igreja Católica Romana na época da Reforma no início do século XVI, é a igreja que representa a religião oficial do Reino Unido, onde o papel do monarca é basicamente cerimonial. O Monarca é a “Autoridade Suprema” da Igreja e nomeia seus dois arcebispos e 42 outros bispos diocesanos. O Arcebispo da Cantuária (em inglês Archbishop of Canterbury) é o líder espiritual da Igreja Anglicana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com