TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inglaterra

Dissertações: Inglaterra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 11

INGLATERRA

DADOS PRINCIPAIS:

Área: 130.395 km²

Capital: Londres

População: 50,76 milhões (estimativa 2006)

Densidade demográfica: 388 hab/km2

Nome Oficial: Inglaterra

Nacionalidade: inglesa

Governo: Monarquia Parlamentarista

Divisão administrativa: regiões, condados, distritos e paróquias

GEOGRAFIA:

Localização: Europa

Principais Cidades: Londres, Birmingham, Liverpool, Manchester, Leeds,Southampton e Sheffield, York

Clima: temperado oceânico

Temperatura média anual: 13ºC

Principal rio: Rio Tâmisa (região da sul da Inglaterra)

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Idioma: inglês (oficial)

Religião: cristianismo 80% , islamismo 11%, sikhismo 4%, hinduísmo 2%, judaísmo 1%, outras 2%

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,940 (padrão elevado)

ECONOMIA:

PIB (Produto Interno Bruto): US$ 1,9 trilhões (2006)

Renda per Capita: US$ 38.000

Principais atividades econômicas: indústria, finanças, turismo e comércio exterior.

Principais produtos exportados: produtos químicos, automóveis, têxteis, aeronaves, produtos de metal, máquinas.

Principais produtos agrícolas produzidos: cereais, trigo, aveia, centeio.

Moeda: libra esterlina

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:

- Broadway Tower

- Sítios Arqueológicos

- Palácio de Buckingham

- Trafalgar Square

- Stonehenge

- Tate Gallery

- Big Bem

- Museu de Londres

- Abadia de Westminster

- Casas do Parlamento

- London Eye

- Museu de Cera Madame Tussaud

- Hyde Park

- Creswell Crags (desfiladeiro)

- Palácio de St. James

- Tower Bridge

- Torre de Londres

- National Gallery

INTRODUÇÃO

Inglaterra, país e parte constituinte da ilha da Grã-Bretanha que compreende, junto a Gales, a principal divisão do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. A Inglaterra abrange todo o território da ilha a leste de Gales e ao sul da Escócia. A capital é Londres. Também é a capital do Reino Unido e a sede dos escritórios centrais da Commonwealth. Sua superfície é de 130.423 km2, incluindo as ilhas Scilly, situadas no oceano Atlântico, a ilha de Wight, próxima à costa meridional e a ilha de Man no mar da Irlanda, entre a Inglaterra e a Irlanda do Norte.

TERRITÓRIO GEOGRÁFICO

Um dos principais traços fisiográficos da Inglaterra são as profundas encostas litorâneas, que criaram excelentes e diversos portos naturais, entre os quais se destacam Newcastle-upon-Tyne, Middlesborough, Southampton, Bristol e Liverpool.

A principal região montanhosa, os montes Peninos, é a região mais importante do norte da Inglaterra. A região central é conhecida como os Midlands e abrange os Fens, uma vasta área pantanosa após séculos de obstrução de alguns rios, como o Ouse e o Witham. Ao sul do canal de Bristol situa-se um planalto que culmina nas montanhas e terrenos ermos de Cornwall, Devon e Dartmoor. Desde Salisbury, ao sul da Inglaterra, estendem-se inúmeras cordilheiras em muitas direções.

O clima é moderado pelos mares que contornam a ilha e quente devido à corrente do Golfo, mas relativamente temperado para a latitude em que se encontra.

HISTÓRIA

No I milênio a.C., os celtas invadiram as ilhas britânicas submetendo os habitantes das ilhas. Seus sacerdotes, os druidas, dominavam a sociedade. No ano 409, Roma abandonou a Britânia após uma fraca romanização. Os chefes britânicos, principalmente cristãos, governaram pequenos e instáveis reinos. Em meados do século V, os romanos continuaram contratando mercenários germânicos para se defenderem dos povos guerreiros do norte (pictos e escotos). Esses mercenários se rebelaram contra seus chefes britânicos e por volta do século VII começaram a fundar reinos germânicos em toda a ilha. Ver Lenda do rei Artur. Os invasores tinham diversas origens: anglos, saxões, frísios, jutos e francos, mas sua cultura, conhecida como anglo-saxônica, era semelhante.

No ano 937, com a batalha de Brunanburh, foi criado um governo unificado para toda Inglaterra. O rei governava com a ajuda de um conselho de assessores que participava na promulgação das leis e supervisionava a eleição dos reis. Guilherme I, o Conquistador, deu à Inglaterra um novo impulso.

O feudalismo normando foi a base da redistribuição da terra entre os conquistadores e na Inglaterra surgiu uma nova aristocracia e uma renovada estrutura social e política. A Inglaterra se afastou da Escandinávia para beneficiar a França, uma orientação que manteria durante 400 anos.

Henrique II, conde e neto de Henrique I, subiu ao trono em 1154 (ver Dinastia Plantageneta). Acabou com a anarquia e desenvolveu o direito consuetudinário, que foi aplicado em toda Inglaterra pelos tribunais do reino.

O reino de Henrique abrangia mais da metade da França e o reinado sobre a Irlanda e a Escócia. Seus filhos conspiraram contra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com