TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAHIA

Por:   •  22/2/2019  •  Resenha  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAHIA

Os muitos valores de Salvador

Aluna: Alessandra Santos de Carvalho

Resenha sobre o livro As Baianas, Carlos Barbosa.

Um livro que mostra as várias facetas da mulher baiana sem adentrar nos famosos estereótipos e descreve Salvador de forma única. Qualquer leitor se interessaria pela obra, pois é cheia de detalhes sobre Salvador, mas algumas historias trazem cunho sexual grande, mesmo que não seja explicito e detalhado, então é indicado que os leitores sejam maiores de idade, pois é preciso um pouco mais de experiência para compreender a essência do livro.

O autor Carlos Barbosa nasceu em 1958, graduado em Jornalismo pela (UFBA) e Direito (UniCeub).Teve seu primeiro texto em prosa premiado no Concurso Permanente de Contos do Jornal da Bahia (1977). E desde dessa data não parou de escrever sucessos. Em 2011, seu romance Beira de rios, correnteza venceu o Prêmio Hera, da Fundação Pedro Calmon, de melhor livro de autor baiano publicado em 2010. É morador de Salvador e juntou-se com os outros cincos autores e escreveu essa magnífica obra após uma brincadeira, depois de ter lido “As Cariocas” que foi a grande inspiração, para obra “As Baianas”.

O tema central do livro é a mulher baiana, mas os autores trazem outros temas importantes como, por exemplo, o assunto que é retratado no terceiro conto A santinha da Ribeira que ele fala do desleixo em que se encontra a parte baixa de Salvador onde ele diz “... a chegada em Salvador me mostrou que havia deixado para trás sem saudade, só que numa versão piorada: as invasões, á água do mar escurecida pelos esgotos, os telhados das casas sem vida. E ele continua no mesmo parágrafo “... só imbecis poderiam sorrir ao chegar em uma cidade como esta”. É nítido ver a preocupação do autor em fazer uma reivindicação através desse conto, todos os outros contos trazem bairros que estão localizados na parte alta da cidade, apenas a Ribeira  é cidade baixa nos contos, e é o único bairro que tem esse protesto, que exemplifica o descaso por essas áreas mais pobres de Salvador.

 Este livro poderia ser consagrado, como um livro de literatura geográfica, mas é interessante saber quer nenhum dos autores é formado em geografia, pela precisão de detalhes e informações que ele dar sobre os espaços geográficos como exemplo o conto A guereirra da Lapinha que é dividido em bairros e ruas do centro histórico de Salvador, com nobrezas de detalhes o que faz com que seja uma leitura bastante ilustrativa sobre o bairro.

O livro é composto por seis autores são eles Carlos Barbosa, Elieser Cezar, Gustavo Rios, Lima Trindade, Mayrant Gallo e Tom Correia e cada um deles escreveu um conto.

O primeiro conto é de Mayrant Gallo com A Bonnie dos Barris que é a única personagem que não é nascida em Salvador, ela vem para passar um verão em Salvador, no bairro dos Barris que mesmo sendo antigo ainda, guardar memórias, têm muitas festas e estudantes, ela acaba conhecendo Léo o seu Clyde, que é personagem de um filme que os dois assistem quando começam a namorar e dai começar uma onda de imaginação que te induz a ir junto à viagem deles.

Elieser Cezar trás no seu conto A guerreira da Lapinha uma historia surpreendente, que passa no desfile de dois de julho, mas esse conto é cheio de lembranças históricas de personagens baianos, que são importantes para historia da Bahia, e o desfecho dessa historia é surpreendente, fazendo com que Maria Quitéria personagem principal, seja considerada por alguns uma nova heroína, heroína essa, que ela defende com unhas e dentes.

A santinha da Ribeira de Tom Correia outro conto rico em detalhes dos bairros da região baixa de Salvador, exibe a historia de um drama familiar, em que um dos personagens tem que volta a suas origens para terminar um ciclo de decepção amorosa, o legal é que no começo a mulher não é a personagem principal da trama, só que ela assume esse papel assim que ela aparece no conto.

Outro relato de lembrança histórica mais que também é bastante atual é o famoso carnaval de Salvador, que no conto é mostrado pela correria de Sarita personagem principal, para conseguir uma pulseira para um camarote muito famoso, no carnaval e não é nada fácil arrumar o dilema chega a soar engraçado pelo seu final, escrito por Lima Trindade.

Carlos Barbosa escreveu A putinha da Vitoria que traz um drama vivido na aérea nobre de Salvador, Como disse o próprio autor “... o metro quadrado mais caro de Salvador.” Onde ele descreve o Corredor da Vitoria que abriga a historia de Betina uma mulher mais jovem tem um caso conturbado com Plínio um homem casado, que acaba se tornando em uma tragédia.

E o ultimo conto ficou por conta de Gustavo Rios, é o conto mais denso do livro, porque é preciso atenção e interpretação as revelações que são feitas em cada momento do livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com