TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideias Econômicas Anteriores a Adam Smith

Por:   •  18/3/2019  •  Artigo  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

IFF-Instituto Federal Fluminense

Licenciatura em geografia-2° período

Disciplina: Economia política

Discente: Gabriel Cabral Aguiar Ferreira

Texto: capítulo 2: ideias econômicas anteriores a Adam Smith

             Na era capitalista do mercantilismo a produção era feita por trabalhadores que ainda eram donos do seu próprio meio de produção, tal produção tinha um objetivo de lucro e isso acabava fazendo que a troca e as vendas gerassem tal lucro e a partir  disso que vem o estudo do valor e do lucro que se obtém através de um produto. O lucro é representado através dos custos que você tem com o produto e um pequeno excedente pelo trabalho realizado neste produto, o valor é a integração do lucro com o mercado e isso forma um pequeno sistema a qual os mercantilistas pioneiros abandonaram os sistema de compensação de custos e optaram pela análise do ponto de venda, assim visando o valor de mercado.

            O valor em sua teoria tem três pontos cruciais, o primeiro o valor natural, que é seu preço real de mercado, o segundo às forças de oferta e terceiro o valor intrínseco que era sempre discutido pelos mercantilistas como um importante fator do valor de mercado.  No panfleto de Barbon o lucro era originário de duas formas, a primeira foi através da inflaçao que acabou elevando o preço de produtos em estoque e segundo a disparidade de preços entre regiões, exemplo quando um produto vale x em sua região mas o mesmo produto vale 3x na região ao lado, assim você busca vendê-lo em tal região para que possa obter mais lucro.

              Nessas circunstâncias as mercadorias tinham o seu valor calculado através de preço de mercado e não de suas considerações de produção, a concorrência levava inevitavelmente a uma redução das diferenças de preços e isso acabaria atraindo mais mercadores pois o lucro estava sendo bom o que aumentaria a oferta e  cairia o lucro. Portanto as grandes companhias de comerciam muito longe para evitar concorrência e manter seus privilégios monopolistas.

              No início do mercantilismo a igreja católica tinha uma ética paternalista que com o crescimento dos estados-nação , o que acarretou a substituição da igreja para o estado como instituição para cuidar do bem estar público. Na Inglaterra durante o reinado do rei Henrique VIII, ocorreu o rompimento com o catolicismo e isso fez com que o rei fosse algo divino, mais adiante a Inglaterra durante os reinados seguintes teve uma inquietação social muito grande , pelo fato de haver muita pobreza na Inglaterra, gerada pelo desemprego, a qual foi ocasionado pela política de cercamentos. Outro fator foi o declínio na exportação de lã o que gerou também muito desemprego. O povo não tinha mais a igreja pra suprir o desemprego, com isso os líderes ingleses começaram um programa que visava melhorar o comércio e minorar o desemprego. O programa de pleno emprego foi bem colocado e assim que a exportações voltaram a funcionar gerando uma inflamação que levava a estagnação do desemprego

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com