TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilhas Falkland

Tese: Ilhas Falkland. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

As Ilhas Malvinas (em inglês: Falkland Islands; em espanhol: Islas Malvinas), algumas vezes referidas em português como Ilhas Falkland ou Falklands, são um território britânico ultramarino1 com elevada autonomia administrativa, situado no Atlântico Sul, geograficamente englobadas na plataforma continental sul-americana. O arquipélago é constituído por duas ilhas principais: Grande Malvina (Falkland Ocidental) e Soledad (Falkland Oriental), possui 12 173 quilômetros quadrados de área e cerca de 2 mil habitantes, cuja capital é Stanley anteriormente conhecida como Port Stanley 1 .

A soberania sobre as ilhas é reclamada pela Argentina.1 Em 1982, os argentinos ocuparam pela força o território, dando expressão militar às sua reivindicações. Porém entre maio e junho do mesmo ano uma força naval expedicionária britânica retomou o controle e soberania do arquipélago, naquela que ficou conhecida como Guerra das Malvinas. Apesar da vitória militar britânica no conflito, o governo argentino mantém, e reformulou recentemente junto das Nações Unidas, a sua reivindicação de soberania, a que não será totalmente alheia a descoberta de importantes jazidas de crude2 , quantificadas como mais importantes que as existentes no Mar do Norte.

As Ilhas Malvinas são um dos três territórios britânicos ultramarinos no Atlântico Sul, juntamente com as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e o território de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha1 .

Índice [esconder]

1 Etimologia

2 História

3 Política

4 Reconhecimento

5 Geografia

5.1 Clima e vegetação

6 Economia

6.1 Transportes

7 Demografia

8 Sociedade

8.1 Saúde

9 Ver também

10 Notas e referências

10.1 Notas

10.2 Referências

11 Bibliografia

12 Ligações externas

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome "Falkland" foi dado por John Strong em 1690 ao estreito que separa as duas ilhas principais do arquipélago, em homenagem a Anthony Cary, o 5º visconde de Falkland, nobre escocês e tesoureiro da marinha que era o patrocinador da sua expedição. O "Falkland" do título se refere à cidade homônima localizada em Fife, na Escócia. Em 1765, o capitão britânico John Byron reivindicou as ilhas em nome do rei inglês Jorge III utilizando a denominação do estreito para se referir às ilhas. O nome "Malvinas" deriva do nome francês Îles Malouines, dado em 1764 por Louis Antoine de Bougainville, o fundador do primeiro assentamento humano nas ilhas, em referência à cidade francesa de Saint-Malo, de onde provinham os navios e os colonos de sua expedição.

História[editar | editar código-fonte]

Franceses fundando Port Louis

Acredita-se que o marinheiro holandês Sebald de Weert primeiro tenha avistado as Falkland em 1600, porém, britânicos e espanhóis defendem que os seus próprios exploradores tenham descoberto a ilha. Alguns mapas mais antigos, especificamente os holandeses, usam o nome "Ilhas de Sebald". A história da exploração segue abaixo:

1504: Américo Vespúcio (Florença Firenze-Stemma.png)

1520: Estêvão Gomes (Portugal Flag of Portugal.svg), capitão de um dos navios da frota de Fernão de Magalhães, vê de longe umas ilhas que poderiam ser as Falkland.

1540: Ferdinando Camargo (Espanha Flag of Cross of Burgundy.svg)

1592: John Davis (Inglaterra Flag of England.svg) capitão do Desire, realiza uma suposta observação das ilhas.

1593: Richard Hawkins (Inglaterra Flag of England.svg)

1598: Sebald de Weert (Países Baixos Prinsenvlag.svg) avista as ilhas (é a primeira observação confirmada do arquipélago).

1684: Cowley & Dampier (Inglaterra Flag of England.svg) descobrem Pepys Island, rebaptizada Geórgia do Sul por James Cook em 1775.

1690: John Strong (Inglaterra Flag of England.svg) realiza o primeiro desembarque nas ilhas baptizando-as de Falkland, em homenagem ao patrocinador de sua expedição.

1701: Gouin de Beauchesne (França Flag of France (XIV-XVI).svg)

1708: Roger Woodes (Grã-Bretanha Union flag 1606 (Kings Colors).svg)

1740: George Anson (Grã-Bretanha Union flag 1606 (Kings Colors).svg)

No século XVIII, em 1764, Louis Antoine de Bougainville fundou uma base naval em Port Louis (Malvinas/Falkland Oriental). O francês chamou-a de Îles Malouines. Ignorando a presença francesa na ilha, em 1765, John Byron (britânico) estabeleceu uma base em Egmont (Malvina/Falkland Ocidental). Em 1766, a França vendeu sua base para a Espanha, que declarou guerra à presença britânica nas ilhas, mas a disputa terminou no ano seguinte, decidindo-se que a parte oriental seria controlada pela Espanha e a parte ocidental pelos britânicos.

Em 1811, durante as lutas de independência na América do Sul, os espanhóis partem e abandonam as ilhas, que ficam totalmente abandonadas durante quase uma década.

Em 1820, a Argentina envia um mercenário norte-americano para reocupar as ilhas em nome do novo governo independente. Mas a ocupação das ilhas, na prática, só começou em 1827, quando a Argentina enviou colonos. A anteriormente francesa Port Louis é rebaptizada como Puerto Soledad e, em 1829, foi nomeado Luis María Vernet governador da ilha para colonizá-la.

Em 1831, Vernet apreendeu três baleeiros norte-americanos, o que causou uma operação comandada pelo capitão Silas Duncan que destruiu as instalações de Puerto Soledad, na qual foram feitos prisioneiros que foram, posteriormente, entregues ao governo da Argentina3 .

Em 2 de janeiro de 1833, veio a fragata britânica HMS Clio, comandada pelo capitão John James Onslow, que informou os argentinos que o Império Britânico iria retomar a posse das ilhas. O capitão José María Pinedo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com