TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto do fundo de apoio a terceira idade em Namicopo cidade de Nampula

Por:   •  4/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.673 Palavras (19 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 19

Índice

Introdução        

1.Contextualização        

2.Problematização        

4.Objecto de Estudo        

5.Justificativa        

6.Objectivos        

6.2.Específicos        

7.Hipóteses        

8.Metodologias        

8.1.Pesquisa quanto aos objectivos        

8.2.Pesquisa quanto a abordagem        

8.3.Pesquisa quanto ao procedimento        

8.4.Técnicas de colecta de dados        

8.4.1.Observação        

8.4.2.Entrevista        

9.1.Universo da pesquisa        

9.1.2. Amostra da pesquisa        

10.Fundamentação Teórica        

10.2.Historia do surgimento do fundo de apoio a terceira idade em Moçambique        

10.3. O impacto Social do fundo ao nivel local        

10.4. Uso do dinheiro pelos beneficiários        

11.Cronograma        

12.Orçamento da pesquisa        

Bibliografia        

 

Introdução

Este estudo tem como tema “ O Impacto Social do Fundo de Apoio a Terceira idade; Caso do Bairro de Namicopo, Cidade de Nampula 2014 – 2015 ”, pretende-se desenvolver uma pesquisa sobre o impacto social do programa de apoio básico a velhice, no Bairro de Namicopo na cidade de Nampula. Essa ideia emergiu no âmbito das críticas que estão sendo levantadas pelos idosos beneficiados pelo incentivo, que o valor estipulado pelo Instituto Nacional de Accão Social não é suficiente para satisfazer as necessidades básicas da vida destes idosos. A metodólogia usada para a realização do trabalho centra-se na entrevista de algumas idosos beneficiários do incentivo, residentes em Namicopo, questionário, analise - síntese e consulta bibliográficas.

No que se refere a estruturação do trabalho apresenta: a introdução, os objectivos, desenvolvimento e a bibliografia.

Projecto de pesquisa

Tema: O Impacto Social do Fundo de Apoio a Terceira idade; Caso do Bairro de Namicopo, Cidade de Nampula 2014 - 2015

1.Contextualização

 O bairro de Namicopo localiza-se na zona suburbana da cidade de Nampula, concretamente no Norte da cidade, nas extremidades da estrada Nacional N° 1, que faz fronteira com avenida do trabalho. O bairro de Namicopo faz limite com os pontos cardeais tais como: No Norte Avenida do Trabalho; Ao Sul Posto Administrativo do mesmo nome; Ao Este Aeroporto Internacional de Nampula; e Ao Oeste CTT da Televisa.

 Segundo a reportagem histórica de alguns idosos residentes neste bairro aproximadamente 50 anos atraz, dizem que Namicopo é nome de um rio que tem o seu nascente numa lagoa que esta nas extremidades do Aeroporto Internacional de Nampula, e desagua no rio Monapo que antigamente tinha uma abundáncia constante de muitos peixes que em lingua local é chamado de “Mukhópo”. Este bairro constitui na cidade de Nampula como uma das realidades do impacto social do fundo de apoio a terceira idade na vida dos idosos; os profissionais do Instituto Nacional de Acção Social em Nampula, se manifestam aos idosos a encaminhar para se beneficiarem deste fundo.

2.Problematização

Problema è uma dificuldade teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância para se encontrar uma solução. Embora o Governo esteja a redobrar esforços com vista a criar melhores e condições para a sobrevivência da pessoa da terceira idade, os idosos continuam a viver numa situação deplorável. Os visados são, cada vez mais, vítimas de descriminação, sobe o índice de violação do seu direito de prioridade, para além de serem física e psicologicamente violentados pelos seus familiares, acusados de práticas de feitiçaria, facto que condiciona o bem-estar desta camada social.

É neste contexto que a realização dessa pesquisa se relaciona praticamente com a seguinte questão: Qual é o impacto que traz o fundo de apoio a terceira idade, na vida social dos idosos?

4.Objecto de Estudo

Constitui o objecto de estudo nesta pesquisa os idosos e aplicação do fundo em Namicopo.

5.Justificativa

O pesquisador precisa fazer algumas perguntas a si mesmo: o tema é relevante? Quais os pontos positivos que percebe na abordagem proposta? Que vantagem/benefícios pressupõe que a sua pesquisa ira proporcionar?

É neste contexto que a presente pesquisa apresenta a seguinte justificativa:

Durante as práticas profissionais que tive no Instituto Nacional de Acção Social em Nampula, na área do programa de subsídios Social básicos de apoio a velhice, parte dai a minha motivação para estudar sobre o impacto social do fundo de apoio a terceira idade, para além de uma mera produção científica, ela nasce da minha identificação e admiração no estudo da vida dos idosos e aplicação do fundo que favorece a vida social dessa camada hetária e, pelo meu envolvimento como formando no curso de licenciatura em Psicologia com Minor em Psicologia Social.

A necessidade do estudo do impacto social do fundo de apoio a terceira idade actualmente, tem tido um crescente reconhecimento deste programa em diversos países do Mundo, concretamente nos países em desenvolvimento, desempenha um papel importante no desenvolvimento inclusivo e transformador como um passo no sentido de apoiar a população idosa menos favorecida.

O proplema mereceu uma atenção no momento em que o autor visitou alguns centros de acolhimento a pessoa idosa durante as práticas profissionais no INAS e a realidade que vive no seu dia a dia na comunidade com a pessoa idosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (221.8 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com