TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Por:   •  15/1/2019  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Ariquemes / Alimentos.

Anabel Oliveira

Daiany Oliveira

Leticia Gomes Stedile

Milaine Santos

Yasmin Dorneles Sana

Blocos Econômicos

Ariquemes/RO

[pic 2]

Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Ariquemes / Alimentos.

Anabel Oliveira

Daiany Oliveira

Leticia Gomes Stedile

Milaine Santos

Yasmin Dorneles Sana

Blocos Econômicos

Trabalho da disciplina de Wesley José Alves geografia, sob orientação do professor Wesley José Alves, como requisito avaliativo da turma do 2º A de Alimentos, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Ariquemes, referente ao segundo bimestre do ano de 2018.

Ariquemes/RO

Blocos Econômicos

O processo de globalização da economia foi uma experiência que estabeleceu a força das transações comerciais e a diminuição das fronteiras que separavam as nações. Nesse modo de aceleração, as grandes nações capitalistas tomaram como prática a consolidação de acordos que viabilizassem a obtenção de matérias-primas e a garantia de novos mercados consumidores de produtos industrializados. Foi dessa maneira que se deu a  formação dos primeiros blocos econômicos na história do capitalismo

Os Blocos econômicos são um grupo de países que tendem a estabelecer relações econômicas entre si, facilitando o comércio entre os países membros. Geralmente eles adotam a redução ou a eliminação de impostos e de tarifas alfandegárias, e buscam resolver problemas comercias em comum. Na maioria das vezes eles são formados por países vizinhos ou que tenham relações comerciais iguais.

Alguns Objetivos:

•Aumentar as relações comerciais entre os países membros

•Garantir aos países membros uma situação de favorecimento com a diminuição das tarifas

•Reduzir os custos

•Criar condições para intensificar a economia em um mundo globalizado

•Livre comércio entre os países membros e melhoria na economia dos países.

União Europeia

A União Europeia é um bloco econômico criado em 1992 para estabelecer uma cooperação econômica e política entre os países europeus. É um dos exemplos de blocos mais avançados, foi o primeiro a ser criado, apresentando uma integração econômica, social e política, moeda comum e livre circulação de pessoas. Atualmente são 28 países membros.

NAFTA

O NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um bloco econômico formado por três países: Estados Unidos, Canadá e México, que entrou em funcionamento no dia 1° de janeiro de 1994. Ele garante aos países participantes um livre comércio, sem barreiras alfandegárias, o que facilita o comércio entre os países, reduz seus custos comerciais e aumenta as suas exportações de mercadorias e de serviços. Além dos países citados, o Chile participa do NAFTA como um membro associado, isso faz com que ocorra a redução de impostos para a comercialização de mercadorias com os demais membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (98.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com