TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Geogáficos

Resenha: Jogos Geogáficos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Resenha  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

O ensino de Geografia e a construção de valores que contemplam o viés da Educação Ambiental são mais significativos quando os alunos estudam os espaços próximos de suas vivências,pois, os conceitos se tornam mais concretos e culminam em maior interesse.

O estudo do lugar deve possibilitar a direta relação com a totalidade já que é possível identificar dinâmicasglobais nesta categoria geográfica. O ponto de partida deve ser a inter-relação entre o lugar e o todo, pois, devido o fenômeno da ―globalização não existe lugar estanque, o mundo é uma―sociedade em rede, globalmente interligado, mas, que contempla peculiaridades.

Cada lugar é a sua maneira o mundo. Ou como afirma M. A. Souza (1995 p. 65) ―todos os lugares sãovirtualmente mundiais. Mas, também, cada lugar, irrecusavelmente imersos numa comunhão com o mundo, torna-se exponencialmente diferente dos demais. A uma globalidade corresponde uma maiorindividualidade (SANTOS, 2006, p. 213).

Apresentaremos neste trabalho cinco jogos para trabalhar a alfabetização cartográfica e a Educação Ambiental. que tem como estratégia didática avalorização do lugar, uma vez que a EA prima pela construção de valores e um repensar nas atitudes que são primeiramente materializadas no lugar, e que podem ser usados para iniciar um conteúdo, ou mesmofinalizar um assunto. Devido ao fato de serem artesanais, e confeccionados com fotos aéreas e imagens de satélite disponíveis na plataforma do Google Earth©, estes jogos podem serusados como exemplos para a elaboração desses materiais para uso pedagógico em outras regiões .

- Jogo da memória

Objetivo do jogo: Levar os participantes a encontrar os pares de cartas deigual conteúdo. No final, o participante com mais pares é o vencedor. O jogo, entretanto, não visa estimular a competição, e sim despertar a identificação e memorização de formas... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com