TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAGOA FEIA: O Pantanal Campista

Por:   •  7/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

LAGOA FEIA: “O Pantanal Campista”

Introdução

A Lagoa Feia é a segunda maior lagoa do Brasil, ficando atrás somente da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, do país, sendo a maior superfície de água doce do estado, a Lagoa Feia está localizada ao Norte do estado do Rio de Janeiro, na divisa dos municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã. Segundo Lima (2014), no ano de 2000, ela abrangia mais de 138 km dessa área. Assim também confirma o site Mapa da Cultura, dizendo que a lagoa vem sendo ameaçada, tanto na má utilização de seus recursos hídricos quanto no avanço dos aterros em suas margens, com isso sua real extensão foi reduzida a mais de dois terços, dentro do último século.

Embora seu nome seja Lagoa Feia, não tem nada de feia e é bastante frequentada tanto por turistas quanto por habitantes. Ainda de acordo com o site Mapa da Cultura, a origem do nome da Lagoa Feia se deu por causa de uma tempestade que ocorreu no dia de sua descoberta.

A Lagoa Feia compreende dois principais afluentes os rios Macabú e Ururaí, Lima (2012) afirma, os dois juntos somariam a vazão máxima de 352 m³/s.Tendo como principal para o escoamento da água no mar, o rio Paraíba do Sul, assim como salienta o autor "como este corpo lêntico age como um “bolsão” para as águas de superfície da margem direita do rio Paraíba do Sul, tendo no canal da Flecha seu principal meio de escoamento para o mar." (LIMA, 2012, p.1/5).

Características locais da Lagoa Feia

O corpo d’água que forma a Lagoa Feia está situado na Baixada Campista, que é uma área de baixas altitudes composta por uma planície holocênica e, de acordo com o Art. 9º do Decreto nº 35.724, de 18 de junho de 2004, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, faz parte da Região Hidrográfica IX.

Classificada por Ramalho (2005) como uma sub-bacia hidrográfica, a Lagoa Feia abrange uma área de 1.844 km², integrando a bacia hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul, com terras que foram chamadas por Lamego (1974) de “pantanal campista” por serem inundadas sazonalmente.

Devido a esses eventos de inundação, que fazem parte da dinâmica natural da Bacia Hidrográfica, foram construídos e destruídos vários diques e implantados canais artificiais (cerca de 1.300 Km), sendo o mais importante o Canal da Flecha, tais intervenções provocaram a extinção de lagoas menores e de brejos em toda a Baixada Campista e direcionando todo o fluxo das águas da margem direita do rio Paraíba do Sul para a Lagoa Feia / Canal da Flecha (Lima, 2012).

Ao norte da Lagoa Feia, encontra-se localidade com o maior número de habitantes de seu entorno que é a Vila de Pescadores de Ponta Grossa dos Fidalgos, que conta com 256 pescadores cadastrados e onde há uma intensa atividade de pecuária e agricultura, principalmente de cana-de-açúcar, segundo Lima 2012.

Referências

- LIMA, V. Santos, MENDONÇA, P. Ramaldes e DEINA M. Aparecida.  Medidas-Soluções para a Contenção de Inundações na Planície Holocênica da Lagoa Feia e o seu Reflexo na Paisagem: O Processo de Evolução da Espelho D’Água da Grande Lagoa - 9º SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia - 2012 RJ. Disponível em: http://www.sinageo.org.br/2012/trabalhos/8/8-295-525.html. (acesso: 05/05/2017)

- LIMA, V. Santos, et. al.  Análise de áreas sazonalmente inundáveis com uso de técnicas de sensoriamento remoto: o caso da lagoa Feia, região Norte do estado do Rio de Janeiro. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 13 a 18 de abril de 2013, INPE, p. 1822-1829. Disponível em: www.dsr.inpe.br/sbsr2013/files/p0157.pdf (acesso: 02/05/2017)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (504.6 Kb)   docx (370.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com