TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

La Vida Loka

Casos: La Vida Loka. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

Al Alumínio – ponto de fusão 650º C. É um poderoso desoxidante dos aços. Combina com o nitrogênio, reduzindo sua suscetibilidade do aço ao envelhecimento pela deformação. Em pequenas adições, impede o crescimento dos grãos dos aços. Endurece a ferrita.

B Boro – ponto de fusão 2040º C. Aumenta a profundidade da camada temperada e a dureza do núcleo nos aços temperados. Nos aços inoxidáveis austeníticos, aumenta o limite elástico, diminuindo a resistência à corrosão.

C Carbono – ponto de fusão 3737º C. É o principal elemento de liga no aço. Por definição, “Aço é a liga ferro-carbono, contendo geralmente entre 0,008 até 2,0% do peso em carbono.” O carbono encontra-se combinado com o ferro, formando a cementita, cuja fórmula é FeC. Enquanto que o ferro puro é bem maleável, a cementita é bem dura. Portanto, pode-se dizer que a principal propriedade conferida ao aço pelo carbono é a dureza. Aumenta, também, o limite de resistência à tração e a temperabilidade, mas diminui a tenacidade e soldabilidade.

Co Cobalto – ponto de fusão 1492º C. Aumenta a resistência ao revenimento, a condutividade térmica e aumenta consideravelmente o magnetismo residual, aumentando também o limite de resistência à tração a quente. Não é elemento formador de carbonetos.

Cr Cromo – ponto de fusão 1920º C. Elemento que favorece a formação de carbonetos em um aço. Por conseguinte, aumenta a dureza e a resistência à tração do aço. Aumenta, também, a temperabilidade e em grandes quantidades a resistência à corrosão, mas diminui um pouco a tenacidade e bastante a soldabilidade. Em média, o limite de resistência à tração aumenta 8 a 10 kg/ m com a adição de 1% de Cr, mas a resistência ao impacto diminui.

Cu Cobre – ponto de fusão 1084º C. Melhora os limites de resistência à tração e o limite de escoamento dos aços, mas diminui as propriedades de elasticidade. Em pequenas quantidades, torna o aço resistente à ferrugem.

H Hidrogênio – ponto de fusão 262º C. Elemento indesejável, porque fragiliza o aço, diminui a elasticidade sem aumentar o limite de escoamento ou o limite de resistência à tração. Pode causar o defeito chamado “flocos”.

Mb Molibdênio – ponto de fusão 2610º C. Aumenta a resistência a quente e, em presença do níquel e do cromo, aumenta o limite de resistência à tração e o limite de escoamento. O molibdênio dificulta o forjamento, melhora a temperabilidade, a resistência à fadiga e propriedades magnéticas. Exerce notável influência nas propriedades da solda. É elemento formador de carbonetos. Em ações rápidas, aumenta a tenacidade, mantendo as propriedades de dureza a quente e retenção de corte. Nos aços rápidos substitui o tungstênio para a formação de carbonetos, na proporção de1% de molibdênio para 2% de tungstênio.

Mn Manganês – ponto de fusão 1244º C. Aumenta a temperabilidade, a soldabilidade e o limite de resistência à tração, como diminuição insignificante na tenacidade. O manganês combina-se em primeiro lugar com o enxofre, para formar o sulfeto respectivo (MnS), o excedente liga-se em parte com o carbono, dando o respectivo carboneto (MnC), composto análogo à cementita (FeC), à qual se associa, e , em parte, se difunde na ferrita. A cementita contém teores variáveis de MnC. Em grandes quantidades e em presença de carbono aumenta muito a resistência à abrasão. O manganês é poderoso desoxidante.

N Nitrogênio – ponto de fusão 210º C. Prejudicial ao aço de baixa liga porque diminui a tenacidade, além de causar corrosão intergranular. Em aços inoxidáveis austeníticos, o nitrogênio estabiliza a estrutura, aumenta a dureza e o limite de escoamento.

InfluêncIa dos ElEmEntos QuímIcos no aço

Nb Nióbio – É um elemento muito interessante, quando se deseja elevada resistência mecânica e boa soldabilidade; teores baixíssimos deste elemento premitem aumentar o limite de resistência e limite de escoamento. Promove o refino de grão. É um componente quase que obrigatório nos aços de alta resistência e baixa liga: além de não prejudicar a soldabilidade, permite a redução dos teores de carbono e de manganês, melhorando, portanto, a soldabilidade e a tenacidade.

Ni Níquel – ponto de fusão 1453º C. Confere ao aço maior penetração de têmpera, pois diminui consideravelmente a velocidade crítica de resfriamento. O níquel, quando ligado ao cromo, aumenta a tenacidade do aço beneficiado. Em grandes teores, junto ao cromo, torna o aço resistente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com