TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratórios de Práticas de pesquisa: Etnografia e educação

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 8

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Paloma Cristina Moreira Cunha

Rafael de Oliveira Marinho

Rayanne Bueno

Talita Hapuque Dos Santos

Willian Dias

Laboratórios de práticas de pesquisa: Etnografia e educação.

Pesquisa Etnográfica

Belo Horizonte

2018

Laboratórios de práticas de pesquisa: Etnografia e educação.

Pesquisa Etnográfica

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Laboratório de práticas de pesquisa: Etnografia e educação do curso de História Letras e Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientadora: Prof. Dra. Andreia dos Santos.

Belo Horizonte

2018

Sumário

1.1.Tema Geral

1.2. Tema Recortado

1.3.Problematização

1.4.Objetivo Geral

1.5.Objetivos Específicos

1.6.Hipóteses

1.7.Justificativa

1.8.Metodologia

Introdução

Com o intuito de observar o “familiar” pelo olhar etnográfico,o presente trabalho consiste em discussões teóricas sobre a capacidade do processo de sociabilidade dos moradores de rua envolto da PUC- Coração Eucarístico e dos mesmos que o cercam, o qual culminou em um trabalho de campo na finalidade de colher estimativas e experiências para embasar o que o segue.

O homem tem a necessidade dualista do individual e social. Isso significa que todo ser humano deve colocar em prática suas habilidades sociais em benefício de sua própria felicidade, já que é preciso uma integração a diversos grupos para se estabelecer relações sociais, frente a uma necessidade de saúde emocional. Por esta causa, ao analisarmos os grupos de moradores de rua, tão somente considerados excluídos sociais, nosso principal interesse é reconhecer a capacidade de sociabilidade nas circunstância do cotidiano de seu modo de vida.

Objetivos

1.A Objetivos Gerais

1.B Objetivos Específicos

Metodologia

Nosso trabalho foi realizado com 4 moradores de rua e cerca de 6 comerciantes e moradores na região próximo à Puc Minas-Coração Eucarístico. Foi organizado um cronograma de atividades pelo grupo, o qual propunha uma divisão de tarefas de modo que todos participassem das discussões teóricas e também práticas.

Nosso exercício de micro observação se deu, em sua maioria, entre os horários de chegada e saída da universidade. Após a troca de considerações pelo grupo da sucinta observação até então, e a partir de nosso referencial teórico, formulamos perguntas de âmbito pessoal e social, com a finalidade de soarem menos invasivas e mais ‘espontâneas’ e ‘acolhedoras’.

Através delas, criamos um questionário base para fundamentar nossa pesquisa com perguntas diretas e informativas para fazermos um levantamento de dados posteriormente.

Com tais ferramentas em mãos, fomos à campo a fim de criar primeiramente, uma interação com os moradores de rua- que nos reconhece pela convivência visual que criamos semanas antes. Após o processo de reconhecimento, criamos um caminho de identificação através de boas ações e cumprimentos diários, para então manter uma relação direta de diálogo.

Formulário e questionário base criados pelo grupo para orientação do trabalho etnográfico.

Na pesquisa prática de campo, foi possível observar com um olhar etnográfico, as formas de sociabilidade dos indivíduos pelos quais escolhemos. Os moradores de rua localizados na região da PUC MINAS Coração Eucarístico, que vivem nas ruas Coração Eucarístico De Jesus, Dom Joaquim Silvério e Dom José Gaspar, construíram toda uma vivência nessas determinadas localidades, por tempo indeterminado. Os cidadãos que os observam e param para ter uma boa conversa, descobrem histórias que os fizeram estar naquela situação e o que os fazem permanecer.

Nós como estudantes, podemos relatar diversos acontecimento pela familiaridade a que se dá o nosso cotidiano pelas ruas da região da Universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com