TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo Urbano no Município de Manaus

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Lixo urbano no município de Manaus

Lixo é tudo aquilo produzido pelos seres humanos que segundo o julgamento deles próprios já não tem utilidade e é preciso ser "jogado fora". Logo tudo o que é "jogado fora" dentro dos centros urbanos é denominado lixo urbano.

O lixo urbano se tornou um grande problema da sociedade, em escala mundial. Visto que se esses resíduos não forem tratados da forma correta podem acarretar uma série de impactos tanto na sociedade como na natureza.

A produção do lixo urbano vem crescendo sem precedentes e muitas cidades não dispõem de infraestrutura adequada para suprir a demanda da coleta. Um exemplo disso é a cidade de Manaus que segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SEMUSLP) produz 2,8 mil toneladas de lixo por dia o que ao final do mês resulta em 72 mil toneladas de resíduos coletados pela Prefeitura de Manaus, isso sem contar com aquela latinha de refrigerante ou embalagem de bombom que é jogado nas ruas e acabam parando em igarapés e vão direto para os rios. Todo esse lixo é descartado no único "aterro sanitário" do município que esta alcançando o seu limite máximo.

A Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos são executados pela Prefeitura de Manaus, porém ela alerta que para isso funcionar com eficiência é preciso à colaboração de todos. Mas é notável por toda a cidade a presença das chamadas lixeiras viciadas, que são os igarapés, os terrenos baldios entre outros pontos que acabam ficando fora do alcance da coleta. Além da aparência nem um pouco agradável dessas lixeiras, elas podem desencadear doenças com quem tiver contato com elas.  

Além do problema da grande demanda de coleta e das lixeiras viciadas, Manaus lida também com a falta de reciclagem, compostagem e o descarte correto de lixo eletrônico.

Segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SEMUSLP) de 100% dos resíduos sólidos coletados no ano apenas 0,05% são destinadas a reciclagem e 0,92% para a compostagem e de todo lixo doméstico coletado apenas 1,9% é destinado também à reciclagem.

Já o lixo eletrônico é um dos problemas mais graves do município já que a Prefeitura de Manaus não tem um plano eficiente para o descarte correto desse tipo de material pelo fato de não saber também a dimensão do lixo eletrônico produzido e descartado pela população. Geralmente, baterias, pilhas e lâmpadas fluorescentes são jogadas fora juntamente com demais resíduos domiciliares. O que pode contaminar seriamente o ambiente e a saúde humana.

Uma alternativa a isso é a conscientização da população sobre a dimensão do impacto para o meio ambiente quando esses produtos são descartados de qualquer forma e apresentar e fortificar nomes de empresas que executam a reciclagem do lixo eletrônico como a: DESCARTE CORRETO.

Empresa Social especializada na gestão de resíduos tecnológicos, voltada para a reciclagem e destinação correta do lixo tecnológico. Eles através de parcerias criaram uma rede de pontos de coleta, com soluções para a destinação socioambiental do lixo tecnológico. Como qualquer outra empresa que ofereça esse serviço ela tem a consciência de contribuir com o desenvolvimento sustentável da região, desenvolvendo programas de responsabilidade socioambiental.

Além das empresas a Prefeitura de Manaus matem pontos de entrega voluntária na capital. Uma no bairro Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste, Lagoa do Japiim, no bairro Japiim, na Zona Sul, e Parque dos Bilhares e Parque do Mindu, ambos na Zona Centro-Sul da capital.

REFERÊNCIAS

http://www.manauslimpa.com.br/index.php/coleta-seletiva

http://semulsp.manaus.am.gov.br/aterro-sanitario/

https://ufam.edu.br/noticias-bloco-esquerdo/8300-lixoes-sao-maior-problema-ambiental-do-amazonas-diz-conselheiro-do-tce

https://www.saneamentobasico.com.br/manaus-gera-72-mil-toneladas-de-lixo/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com