TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIOS DE TRANSPORTES

Por:   •  2/11/2015  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ATIVIDADE 1

CIRCULAÇÃO, TRANSPORTE E INTEGRAÇÃO ESPACIAL.

ANDREIA ANACLETES SOUSA RIOS

MATRICULA :13.5590

LAGAMAR

2015

Atividade 1

Convido-os a fazer a leitura do texto disponibilizado nesse ambiente seguindo o seguinte roteiro e respondendo aos questionamentos colocados: Após ler a Introdução. (páginas 9 a 13)

Como o autor apresenta o problema dos transportes no Brasil?

R: Falta de investimento na infra estrutura física dos transportes; falta de integração ente os núcleos urbanos ou econômicos do próprio país.

[...] Os transportes de uma nação devem ser considerados como um ativo precioso, merecedor de cuidados de manutenção, conservação e reparação, assim como de permanente monitoramento, avaliação e planejamento. Conforme List (1841) ressalta, o sistema de transportes e a infra-estrutura em geral compõem as forças produtivas de uma nação e são fundamentais para sua riqueza e poder, real ou potencial, atual ou futuro.

No capítulo Fundamentos (que inicia na página 15)

2.a- O autor enumera as possibilidades da infraestrutura de transporte. Quais são elas?

R: A infra-estrutura de transportes possibilita: (a) abrir novos mercados para os produtores e obter maior escala de produção, resultando em menores custos por causa de economias de escala e ganhos de produtividade; (b) levar o desenvolvimento econômico a novas regiões; (c) diminuir custos e favorecer a competitividade dos produtos; (d) aumentar a eficiência da economia como um todo; (e) promover oportunidades para a ampliação e o florescimento de empreendimentos. Em síntese, os transportes reduzem os custos de produção e circulação, dinamizando a economia; ampliam as possibilidades de abastecimento interno, aumentando o consumo de produtos e serviços. No caso brasileiro, os investimentos e a reestruturação da matriz de transportes possibilitarão reduzir o chamado custo Brasil. Também possibilitarão o aumento da renda disponível para os trabalhadores, funcionando como política social, graças à diminuição dos custos de transporte na formação dos preços da cesta básica.

2.b- O autor cita dois países para os quais a infraestrutura de transportes foi importante fator para o alto nível de desenvolvimento que apresentam. Leia o que o autor escreveu e escreva um texto seu de aproximadamente 20 linhas, explicando o papel dos transportes nesse contexto.

R:

A Inglaterra e os Estados Unidos utilizam vias de Comunicação e Transportes para socializar suas economias. Tais práticas sustentam e fortalecem a produção de suas localidades mesmo as que estão longe dos grandes centros. O investimento em infra estrutura possibilitou o aumento da produção de produtos sem o receio de transporta-los e comercializa-los .Assim fortalecendo seus paises financeiramente.

Destaca-se a importância dos transportes para os paises citados como quesito essencial para a abertura de novos mercados, assim, rompendo novos horizontes. Haverá concorrência à oferta de produtos e serviços, mas a infra estrutura dos transportes será o diferencial.

2.c- Nas páginas 19 e 20 o autor oferece uma importante contribuição para a construção do conceito de integração espacial. Localize, interprete e faça o seu comentário sobre essas colocações.

R:

Promover a integração entre as regiões e aumentar a integração daquelas mais distantes através de corredores, o que significa construir um complexo de facilidades que começa em um eixo de transportes e acrescenta outros insumos à atividade econômica: estradas alimentadoras, terminais e pátios intermodais, armazenagem nas propriedades, terminais portuários especializados etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com