TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Monografias: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 12

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 RESPONSABILIDADES SOCIO AMBIENTAL

Assim é importante definir que a responsabilidade socioambiental (RSA) é um conceito empregado por empresas e companias que expressa o quão responsavéis são as mesmas para à questão sociais e ambientais que envolvem a produção de sua mercadoria ou a realização de serviços, para com a sociedade e o meio ambiente, buscando reduzir ou evitar possiveis riscos e danos sem redução nos lucros. Corresponde também a um compromisso das empresas em atender à crescente conscientização da sociedade principalmente nos mercados mais maduros.

2.2 PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE ENFRENTAMOS NA ATUALIDADE.

Como exemplos de programas e projetos de responsabilidade socioambiental: inclusao social, inclusao digital, programas de alfabetizacao, ou seja, assistencialismo social, coleta de lixo, reciclagem, programas de coletas de esgosto e dejetos, e questoes que envolvem: lixo industrial, reflorestamento X desmatamento, utilizacao de agrotoxicos, poluicao e entre outros.

De modo geral é nas grandes cidades que se manifestam os maiores problemas ambiental, muito mais frequentemente que no meio rual ou nas pequenas cidades. Os problemas que surgem nos grandes centros urbanos trazem muitas consequencias que interferem no meio ambiente de todo o planeta, afetando a flora, a fauna, o clima, o relevo, as fontes de agua sofrem alteracoes significativas, resultando na poluicao e na degradacao ambiental, alem de outros problemas como a poluicao sonora, a poluicao visual, a poluicao as aguas, do solo e da atmosfera, os esgotos, os residuos industriais e a producao de grandres volumes de lixo.

O impacto ambiental causado pela urbanizacao é um dos maiores desafios das autoridades deste seculo.

É considerado um fator de interferencia tudo aquilo que acontece de modo a fazer um determinado trabalho desandar. Nas organizacoes, o que mais se evita sao os problemas que causem alguma disfuncao no andamento de alguma tarefa. Alguns podem ser evitados/controlados – fatores internos, como por exemplo, lidar com funcionarios – problemas (Adriano, quando jogava no Flamengo. Sempre que acontecia um boato envolvendo o nome dele, era o nome da Instituição Flamengo que era manchada).

Já outros, estão além da capacidade organizacional de resolvê-los, quando as empresas são afetadas por causas externas, como a Usina de Fukushima, no Japão, todos os sistemas funcionais é prejudicado. As inúmeras microempresas afetadas pela chuva na Região serrana no Rio de Janeiro.

2.3 ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Ética e responsabilidade socioambiental estão relacionadas como, por exemplo, a empresa para ter responsabilidade social e ambiental tem que ser ética, a prática da responsabilidade social indica compatibilidade dos valores morais e éticos da empresa com os da sociedade. Sem ética nos negócios não existe responsabilidade social.

2.4 ENERGIA FÓSSIL E INDUSTRIAS PETROLÍFERAS

A sociedade passa a utilizar a energia fóssil como combustível de maneira extensiva, a humanidade começou a utilizar em primeiro lugar o carvão mineral que foi a grande fonte de energia durante a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII com a invenção da máquina a vapor, revolução essa que se expandiu pelo mundo a partir do século XIX, principalmente para os EUA. Já o petróleo, que atualmente ainda é a principal base da matriz energética mundial, começou a ser usado mais tarde, a partir da segunda metade do século XIX, e seu uso foi intensificado pelo desenvolvimento da petroquímica e pela popularização dos automóveis no final do século retrasado e início do séc. passado.

De acordo com as pesquisas o canal especializado em economia Bloomberg fez um levantamento das maiores empresas petrolíferas do mundo e colocou a brasileira Petrobras em terceiro lugar.

Confira a lista das nove primeiras, conforme o valor de mercado:

1 – Exxon Mobil (EUA)

2 – Shell (Holanda)

3 – Petrobras (Brasil)

4 – BP (Reino Unido)

5 – Total (França)

6 – Chevron (EUA)

7 – Eni (Itália)

8 – Conoco Philiphs (EUA)

9 – Repsol (Espanha)

Em termos de Brasil a crise do petróleo dos anos 70 do séc. passado fez com que nossa dívida externa aumentasse exponencialmente, pois passamos a gastar mais para importar essa commodity -na época, a cada 5 barris de petróleo consumidos no Brasil, 4 eram importados. Além disso, a crise foi o estopim de uma inovação industrial muito positiva, a adoção do programa "Proálcool", no qual o Brasil foi pioneiro ao utilizar o álcool proveniente da destilação da cana-de-açúcar como combustível, inclusive adaptando os motores dos carros movidos à gasolina para funcionarem com uma mistura de 20% de álcool anidro.

A crise do petróleo acarretou também aumento generalizado dos preços de muitos outros produtos importados pelo Brasil. Consequentemente, a queda da trajetória de crescimento da renda nacional brasileira, em termos reais, foi na realidade muito maior do que as estimativas apresentadas na introdução deste documento.

O aumento do endividamento externo da economia brasileira, logo após o aumento dos preços do petróleo pela OPEP, provocou o aumento da oferta interna de bens e serviços em comparação com a renda nacional. Permitiu assim que o nível da atividade econômica interna permanecesse relativamente elevado e, portanto, diminuiu as pressões efetivas de elevação do nível geral dos preços internos, para qualquer programa escolhido pelo governo para a expansão dos meios de pagamento e da dívida pública federal. Consequentemente, deu falsa impressão de tranquilidade, de isolamento da crise, e camuflou a necessidade de promover desvalorização adicional do cruzeiro. Além disso, é conveniente ressaltar que o aumento do endividamento externo da economia brasileira, logo após a primeira grande elevação dos preços do petróleo no final de 1973, foi em termos relativo muito maior do que o desencadeado pelas últimas elevações, a partir do início de 1979. Isto significa, com base nas considerações acima, que as pressões que essas elevações dos custos de importação de petróleo estão causando sobre o nível geral dos preços internos tem sido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com