TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Consumo Interno

Exames: Mercado De Consumo Interno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho

De

Geografia

Itabira

2011

Existe no Brasil um volumoso mercado consumidor para produtos industrializados. Como por exemplo, no ano de 2004 o número de automóveis particulares já estava em torno de 20 milhões de unidades, o de linhas telefônicas fixas era em torno de 38 milhões (além de 65 milhões de celulares). E o departamento de televisão chegava perto de 65 milhões.

Quando comparamos esses números com o total de habitantes do país (cerca de 180 milhões), mostram que nem todos brasileiros participam efetivamente deste mercado de consumo para bens considerados “modernos”.

Isso nos faz perceber as desigualdades deste nosso Brasil. Uma pequena parte da população tem maior concentração de renda(possuem vários carros, telefones, televisores) e uma grande parte da população tenham muito poucos ou nem possuem esses bens.

Uma grande parcela da população, especialmente das camadas menos favorecidas, podem ser consideradas excluída ou marginalizada em relação aos frutos desta industrialização.

Que se pode concluir é que o mercado de bens e serviços “modernos” e mesmo de alguns “tradicionais” (como boa alimentação) ainda é muito restrito no Brasil, quando comparado com a população total do país. Os problemas desse mercado consumidor, portanto também podem ser percebidos pela análise da distribuição de renda nacional.

Salário Mínimo X Inflação

• Nos últimos dez anos (de janeiro de 2001 a dezembro de 2010), a arrecadação tributária no país cresceu quase o dobro da inflação e mais de 16% acima do PIB.

• Nesses 120 meses, a receita tributária nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) subiu 264,49%, ante 89,81% do IPCA (o índice oficial de inflação)e 212,32% do PIB (Produto Interno Bruto, soma dos bens e serviços produzidos no país).

• Pode-se dizer que, nesse comparativo, a receita tributária "correu" mais 92% do que os preços e mais 16,7% do que o PIB

Resultado: o maior avanço pesou mais no bolso dos contribuintes.

O que é Inflação?

Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

Salário mínimo do brasileiro 2001/2011

Nas últimas décadas, com o aumento na concentração dos rendimentos ocorreram algumas mudanças no mercado de consumo.

Como os salários individuais principalmente o salário mínimo, que sofreram uma redução real (subiram menos que a inflação), houve um aumento do trabalho feminino e do trabalho de menores para compensar a perda do poder aquisitivo do chefe de família

Em 2004 pode-se constatar que 35% do total de jovens entre 14 e 17 anos já trabalhavam, e 20% do total de jovens entre 10 e 14 anos também já trabalhava.

Trabalho infanto-juvenil em 2009

• Pesquisa realizada em 2009 constata que houve uma redução do trabalho infantil devido aos diversos esforços da sociedade, projetos do governo e organizações para acabar com o trabalho infanto-juvenil no país, mas, ainda indica um número alto de pessoas até os 17 anos ocupando alguma atividade no mercado de trabalho. São 4,2 milhões. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.

• De 2004 pra cá houve uma redução de mais de 20% de crianças e adolescentes em situação de trabalho.

• Mas essa queda nos indicadores ainda não é motivo pra comemoração. Ainda 30% das 4,2 milhões de crianças e adolescentes que trabalham não recebem nada pelo que fazem. Entre os que ganham alguma coisa a média salarial está em R$278,00 mensais.

• Dos 178mil crianças entre cinco e nove anos quase 69% (123mil) são do sexo masculino.

Então o que acontece. Para compensar os salários baixos mais membros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com