TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moral E Ética

Pesquisas Acadêmicas: Moral E Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Moral

Conjunto de regras que moldam o funcionamento de uma pessoa ou de uma sociedade, regras estas que atuam segundo noções de bem e de mal.

O conjunto de valores que rege o nosso agir, e ao qual damos o nome de moral, possui algumas características quando visto de forma histórica e social:

• nos é transmitido pela cultura, pelas nossas relações com os outros indivíduos da sociedade;

• se altera através da história;

• e se difere dependendo do grupo social no qual se desenvolve.

Disto podemos concluir que os valores morais não têm uma razão, um motivo universal, mas são frutos da história e da sociedade.

A moral é praticada diariamente, em cada ato que executamos, sendo uma questão existente também no que diz respeito aos indivíduos que compõem a história e a sociedade

Acabamos, desta forma, de tocar naquilo a que damos o nome sujeito ou agente moral, ou seja, a pessoa, o indivíduo que pratica, em seu grupo, as ações que são determinadas através de valores.

Todas estas instâncias morais estão interligadas e o sujeito ou agente moral deve possuir algumas características para que ele seja assim denominado.

Ética

A ética ou filosofia moral é a área da Filosofia que estuda as origens, os princípios dos valores morais: de onde eles vêm, por que têm validade em certas sociedades e em outras não, o que são.

Quando se coloca apenas os fatos, trata-se de juízo de fatos, porem quando se avaliam estes fatos julgando seus valores, é entoa o juízo de valores.

Desta forma, quando um cientista diz que tal planta libera uma substância tóxica, ele está fazendo um juízo de fato. Entretanto, quando sua mãe diz “Não coma isto porque é ruim”, ela está fazendo um juízo de valor

Somente a partir deste diferença de juízos que podemos começar a falar de valores, que são algo revelado por esses juízos, e depois sobre moral, e por fim, de ética.

Valor é algo em que acreditamos, e que aceitamos como uma espécie de guia para nossas ações

Todas as vezes que fazemos escolhas, que optamos por agir de determinada maneira, estamos usando valores que, por um motivo ou outro, acreditamos nos informar sobre como devemos nos comportar em determinada situação

Todas as vezes que proferimos um juízo de valor, e através dele julgamos algo, estamos fazendo isto de acordo com valores que trazemos em nós, nos quais acreditamos, aos quais seguimos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com