TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narrativa de Formação Docente

Por:   •  12/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

Narrador(a): Alan Barbosa Barros

Inicio esta narrativa explicitando que ela se refere à uma reflexão acerca dos fatos ocorridos durantes as atividades desenvolvidas no âmbito do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia IV, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia campus XI/Serrinha, sob as orientações da Professora Dra. Jussara Fraga Portugal e da Professora Dra. Simone Santos de Oliveira.

As atividades do estágio iniciaram com as orientações e entrega dos documentos às duplas, para que nós pudéssemos nos apresentar ao espaço escolar e iniciar as etapas de observação, planejamento e regência. Juntamente com a minha amiga de longa data, Luana Souza, e neste momento parceira de estágio, me dirigi ao Colégio Estadual de Biritinga no dia xx de outubro de 2019 para me apresentar a equipe gestora da escola e dialogar sobre expectativas para o desenvolvimento das atividades do estágio supervisionado, na oportunidade aproveitamos o momento para obter informações sobre a estrutura da escola e como a mesma está organizada pedagogicamente. Logo após este momento de conversa com a equipe da gestão escolar, fomos apresentados ao professor de Geografia, o Sr. Gleidson S. Santos e pudemos dialogar a respeito da turma e dos conteúdos que seriam abordados na III unidade do ano letivo de 2019.

Neste mesmo dia acompanhamos o professor Gleidson durante a aula com a turma B do 1º ano matutino. Tivemos nosso primeiro contato com a turma escolhida para o desenvolvimento das atividades do estágio supervisionado, fomos apresentados a turma pelo professor e neste momento pudemos perceber a agitação e curiosidade por parte dos alunos à respeito da nossa presença em sala de aula. Fiz breve observações e tomei o caderno a mão para registro de alguns aspectos pertinentes em relação a turma, por exemplo: número total de alunos, alunos do sexo masculino, alunos do sexo feminino, questões raciais. Estes aspectos foram importantes para que pudesse aproximar os conteúdos trabalhados com a realidade de cada um.

Na semana seguinte iniciamos o período de regência, a nossa aula inicial foi dedicada aos conteúdos de tipos de rochas, formação do relevo e agentes internos e externos. Desenvolvemos a sequencia didática visando alcançar os seguintes objetivos: identificar os principais tipos de rochas existentes; caracterizar os tipos de rocha contextualizando com tempo geológico; conceituar relevo; descrever os agentes internos e externos do relevo; relacionar a ação dos agentes internos e externos na formação do relevo.

Nos primeiros momentos os alunos estavam um pouco reclusos, talvez envergonhados com a nossa presença, mas com o passar do tempo foram ficando espontâneos na sala e interagindo com aula. A principal atividade deste dia diz respeito a elaboração de um glossário geográfico, onde os estudantes deveriam pesquisar os significados dos termos geográficos que seriam utilizados durante a abordagem dos conteúdos da unidade. Destaco ainda outros momentos, como: a aula expositiva e dialogada e a exibição de um pequeno vídeo sobre a história do planeta Terra, neste momento pudemos inserir a linguagem cinematográfica na aula e, desta forma, foi atribuída ludicidade a abordagem do conteúdo. Ao final da aula me senti muito feliz por ter conseguido desenvolver as atividades e por perceber que os alunos acharam a aula produtiva.

O segundo dia de regência foi dedicado para trabalhar o conteúdo de estruturas geológicas da Terra. Inicialmente foi feita uma breve retrospectiva do que foi exposto na aula anterior e retomou-se a atividade do glossário para a correção. Logo após, o momento foi dedicado a uma aula expositiva e dialogada sobre as estruturas geológicas, utilizando-se novamente da linguagem cinematográfica com a exibição do vídeo “A estrutura geológica da Terra” proporcionando um momento de debate acerca do que foi exposto no vídeo e relacionando com as discussões anteriores. Nesta aula os alunos estavam mais dispersos e tive um pouco de dificuldade de trabalhar o conteúdo, diversas vezes tivemos que chamar atenção em relação a conversas paralelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com