TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil no mundo globalizado

Por:   •  31/7/2016  •  Seminário  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 12

A origem e evolução da terra

 A Terra surgiu há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Desde sua origem até o estágio atual, passou por diversas transformações, estudadas a partir da disposição de camadas rochosas e de fósseis nelas encontrados.

 Como a vida, a crosta terrestre também se modificou. No início havia um único grande bloco continental formado, a Pangeia, envolvido por um único e extenso oceano, o Pantalassa.

 1. No início, a Terra era uma massa incandescente. O resfriamento e a solidificação de parte desse material incandescente deram origem à crosta terrestre, camada externa rochosa que cobre o planeta. As altas temperaturas, a radiação solar e a intensa atividade vulcânica que existia na delgada crosta da Terra impediram o surgimento da vida por milhões de anos.

 2. Somente com a constituição da hidrosfera, formada provavelmente pela precipitação de vapor d’água sobre a superfície mais profunda, e com a manutenção da temperatura em níveis menos elevados, a vida tornou-se viável. Surgiram então as primeiras formas de vida, com organização celular simples. Posteriormente, surgiram outros organismos, como os primeiros animais.

 3. A vegetação expandiu-se pelas terras emersas e contribuiu para a transformação da composição química da atmosfera. Essas novas condições possibilitaram grande diversificação dos animais e sua conquista do ambiente terrestre, sendo os anfíbios os primeiros animais vertebrados a explorá-lo. Ao longo da evolução desse grupo, surgiram os répteis- como os dinossauros-, mamíferos e aves. A partir do seu surgimento, os seres humanos passaram a intervir de forma dominante sobre o planeta.

 A geologia divide a história da Terra em eras geológicas, que correspondem a grandes intervalos de tempos divididos em períodos. As subdivisões marcam as importantes alterações ocorridas na evolução do planeta e são organizadas numa tabela geológica.

Estrutura interna da terra

 Por conta da impossibilidade de se atingir grandes profundidades, os estudos sobre o interior da Terra baseiam-se em observações indiretas. O máximo que o homem atingiu foi cerca de 12 Km de profundidade.

 As informações são obtidas pela análise da propagação das ondas sísmicas (tremores), que mudam de direção quando atingem matéria de densidade diferente.

 Assim, concluiu-se que a Terra é formada basicamente por 3 camadas: a crosta terrestre (litosfera), o manto e o núcleo.

 A astenosfera é a camada externa do manto formada por magma, com cerca de 200 Km de profundidade.

 O manto em si é composto por sílica e silicatos de alumina (sial) e atinge 2.900 Km.

 O núcleo externo parece ser líquido e vai até 5.100 Km e é composto por silício e magnésio (sima); já o núcleo interno é sólido e composto por níquel e ferro (nife).

A crosta terrestre

 É formada principalmente por rochas, como o arenito, o granito, o mármore, o calcário e a argila.

 Tem espessura variável: 20 a 70 Km nos continentes e 5 a 15 Km sob os oceanos.

 Rocha: agregado de um ou mais minerais solidificados.

 Classificação das rochas (quanto à origem):

 Magmáticas

 Sedimentares

 Metamórficas

Rochas magnéticas

 Formam-se pela solidificação do magma. Constituem 80% da crosta terrestre. Subdividem-se em:

 Intrusivas (plutônicas): formadas internamente. Ex: granito.

 Extrusivas (vulcânicas): formadas na superfície. Ex: basalto.

 As rochas magmáticas intrusivas aparecem na superfície quando as rochas que as encobrem sofrem erosão (é o chamado afloramento).

Rochas sedimentares

 Resultam da deposição, compactação e cimentação de sedimentos rochosos ou orgânicos, que sempre ocorrem em camadas.

 Classificação das rochas sedimentares (quanto à origem dos sedimentos):

 Detríticas: formadas pelo acúmulo de fragmentos de outras rochas. Ex: arenito, varvito, folhelho.

 Químicas: formadas por meio de transformações químicas que alguns materiais em suspensão sofrem na água. Ex: sal-gema.

 Orgânicas: formadas pelo acúmulo de dejetos de animais ou vegetais, ou mesmo por sua ação. Ex: calcário.

Rochas Metamórficas

 São formadas pela transformação (metamorfização), em condições de pressão e temperatura elevadas, de rochas preexistentes.

 Ex: gnaisse (formado pela transformação do granito), ardósia (formada pela transformação do xisto), mármore (formado pela transformação do calcário).

A crosta em movimento

 Teoria da Deriva Continental (Wegener, 1912): há cerca de 200 milhões de anos, havia um único continente (Pangeia).

 A Pangeia teria se partido em dois (Laurásia e Gondwana).

 Com o passar do tempo, outras divisões foram ocorrendo, até chegarmos à atual configuração dos continentes.

 Hipótese da expansão dos fundos oceânicos (Holmes, 1928): o movimento de convecção do magma na astenosfera teria empurrado os continentes.

Teoria das placas Tectônicas

 A crosta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com