TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AS MODIFICAÇÕES URBANAS NA CIDADE DE SÃO GONÇALO

Por:   •  24/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.197 Palavras (13 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

GEOGRAFIA ECONÔMICA E DA INDÚSTRIA

 

 

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AS MODIFICAÇÕES URBANAS NA CIDADE DE SÃO GONÇALO

                              Carlos Magno Nunes da Silva

                       Darlan Souza Nery dos Santos

                        Luís Carlos Costa de Souza

                         Mariana Teixeira da Silva

                           ANGRA DOS REIS

                        09/07/2019

Sumário

1. Introdução...        3

2. Contextualização Histórica        3

3. Objetivo Geral        5

4. Objetivos Específicos        5

5. 1º Objetivo: Identificar a Principal Forma de Capital Produtivo da Cidade de São Gonçalo...........        6

6. 2º Objetivo: Articular e Entender o Modelo de Acumulação Flexível na Cidade de São Gonçalo.        7

7. 3º Objetivo: Processos de Segregação Socioespaciais.        9

8. 4º Objetivo: Entender o Crescimento Populacional a Partir da Implementação de Novas Indústrias........        14

9. 5º Objetivo: Entender a Importância dos Serviços Terciários Para a Cidade.        15

10.Referências        16

  1. Introdução

O presente trabalho fala sobre a cidade de São Gonçalo-RJ, que foi fundada em 22 de Setembro de 1890. Tal cidade sofreu a partir da década de 1930 um grande crescimento no setor secundário e terciário, tal aumento acarretou em um aumento populacional que propiciou a implantação de novas indústrias. Após a década de 1970 São Gonçalo muda a partir do modelo de produção flexível, recebendo diversas multinacionais, que trouxeram novas instalações, que fizeram acontecer uma segregação sócio espacial.  

  1. Contextualização Histórica

Para se falar sobre a cidade de São Gonçalo é necessário primeiramente entender toda sua história desde o principio, história essa que é muito rica e com muitos detalhes importantes e interessantes.

Para começar é importante entender todo processo de chegada de exploradores a região até o conturbado processo de emancipação concluído apenas em 1929. A seguir podemos ver um quadro com datas que mostra esse processo desde a chegada dos exploradores até a o processo de emancipação.

[pic 1]

Figura 1 - Linha do Tempo da Cidade de São Gonçalo 1579-1929

Vale ressaltar que são Gonçalo antes do boom industrial de 1930 sempre foi um local de muita agricultura, com grandes fazendas. Dentre os produtos mais importantes de venda do município estão a laranja e o limão, a citricultura teve um papel muito importante nessa região. Toda essa produção era ecoada através dos portos na Baía de Guanabara.

Um produto que não teve tanto sucesso na cidade, mas mesmo assim é de extrema importância é o café. Pois no início do ciclo do café mudas foram plantadas em São Gonçalo, pois a região era muito bem localizada para se fazer o escoamento dos grãos. No entanto, devido a não compatibilidade do solo, o cultivo não deu tão certo quanto imaginavam; porém todo esse interesse em implementar o cultivo na região trouxe, dentre outras estruturas para a região, as ferrovias.

Mesmo com o cultivo de café não tendo sido economicamente viável as ferrovias tiveram um papel importantíssimo na região. Primeiramente no escoamento de produtos vindos da agricultura e outras áreas da economia como a cerâmica que sempre foi forte na região. E também de forma geográfica, pois os primeiros bairros foram se desenvolvendo no entorno dessas ferrovias.

Desde sua primeira emancipação em 1890, São Gonçalo já possuía uma boa situação econômica. Mas somente com a emancipação definitiva em 1929, São Gonçalo tem seu boom industrial. Esse boom tem algumas justificativas, dentre elas as isenções de impostos municipais para implantação das fábricas, a geografia de acesso rápido às capitais estadual e federal - respectivamente, Niterói e a cidade do Rio de Janeiro - onde rios e portos ligavam facilmente São Gonçalo à Baía de Guanabara e seu intercâmbio com o porto do Rio; outra parte desta infraestrutura era complementada pelas ferrovias – Estrada de Ferro Maricá e Estrada de Ferro Niterói-Cantagalo. Estas, articuladas ao Porto das Neves.

Esse boom econômico foi tão grande que a cidade de São Gonçalo ficou conhecida como a “Manchester Fluminense”, em alusão à cidade de Manchester na Inglaterra que possui um grande pátio industrial.

As indústrias foram a principal fonte de arrecadação da cidade de São Gonçalo até a década de 1980, quando houve uma mudança para o setor de serviços. Mesmo com tal mudança o setor industrial da cidade ainda segue muito forte. E tal setor fez com que os a cidade se desenvolvesse muito em todos os aspectos.

  1. Objetivo Geral

  • Identificar a influência da economia após o modelo de produção flexível, bem como, a segregação como uma das consequências.
  1. Objetivos Específicos

  • Identificar a principal forma de geração de capital produtivo na cidade;
  • Articular e entender o modelo de produção de acumulação flexível na cidade de São Gonçalo;
  • Estudar os processos de segregação social a partir do setor terciário;
  • Entender o crescimento populacional a partir da implementação de novas indústrias;
  • Entender a importância dos serviços terciários para a cidade.
  1. 1º Objetivo: Identificar a Principal Forma de Capital Produtivo da Cidade de São Gonçalo

São Gonçalo passou por diversas modificações econômicas ao longo de seu período histórico, e isso fez com que houvesse uma série de alteridades em função do seu meio de gerar capital produtivo, porém observando a cidade ao redor desse contexto é possível pontuar uma série de fatores importantes para a economia local.

É coerente destacar a indústria e o setor de prestação de serviço como os principais meios de renda local da cidade (IBGE). Porém sendo objetivo e direto se pontua que industrialmente os segmentos de metalurgia, cimentos e farmacêuticos formaram uma base econômica consolidada em 1930 para a cidade de São Gonçalo se desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (500.7 Kb)   docx (345.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com