TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio de Geografia

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.555 Palavras (11 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

ANDRÉA APARECIDA FERREIRA BUENO

RA: 1660165071

DESAFIO PROFISSIONAL

TELÊMACO BORBA

2015


ANDRÉA APARECIDA FERREIRA BUENO

RA:1660165071

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado

ao curso de Geografia da Anhanguera

                                                                       Educacional requisito parcial à obtenção

                                                            do título de Licenciatura em Geografia.

Orientador (a): Maria Cláudia

Tiveron Leme da Costa

TELÊMACO BORBA

2015


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido trata-se das diversidades de culturas no Brasil, do multiculturismo, da cultura de raças, que a cada dia vem crescendo mais esse número de ocupantes no território escolar com seus direitos e deveres por igual.

O planejamento será apresentado em quatro passos, com o objetivo de identificar as etapas que melhor desenvolveria um projeto de planejamento que se adapte a melhor forma de se trabalhar com os alunos dentro da sala de aula, procurando envolver temas que desenvolva a união de conjuntos sociais, envolvendo a comunidade, alunos, professores, dentre outros.

No primeiro passo, se descreve sobre uma escola que a coordenação pedagógica deve apresentar aos professores os principais aspectos relacionados a diversidade e ai multiculturismo observado no projeto curricular da escola.

No segundo passo, foi realizada uma pesquisa sobre quais festas comemorativas, eram realizadas e os temas que eram abordados para o incentivo da diversidade e do multiculturismo no ambiente escolar.

No terceiro passo, comentários de como é desenvolvido as comemorações, os métodos utilizados para promover e atrair a comunidade, a participação de pais, alunos e professores.

Já no quarto passo, foi elabora a organização e a padronização do trabalho.

O desafio nos desempenha, melhores formas de planejamento no processo educacional, onde serão formados novos cidadãos, mais dignos de respeito, dignos de falar e desenvolver suas culturas, sem medo de se omitir, mostrar as culturas de suas raças e religiões e se posicionar perante a sociedade brasileira.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Passo 1

Imagine que você faz parte da coordenação da Escola Municipal Saber Conviver e precisa apresentar aos professores os principais aspectos relacionados à diversidade e ao multiculturismo observado no Projeto Pedagógico Curricular da escola. Faça um levantamento dos principais pontos presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que tratem da necessidade de observar a diversidade e multiculturalismo nas escolas.

Apresente as informações conforme o esquema abaixo:

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnica-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

  1. Passo 2

Os professores da Escola Municipal Saber Conviver relataram que suas experiências profissionais nunca vivenciaram atividades que valorizassem a diversidade e o multiculturalismo em eventos relacionados a atividades envolvendo a comemoração do Dia dos Pais ou das Mães.

Realize uma pesquisa na internet e encontre uma comemoração escolar voltada para o Dia dos Pais ou das Mães realizada por uma instituição de ensino.

Analise criticamente o conteúdo encontrado e relate em um texto de até 20 linhas suas impressões em relação à observância a diversidade e ao multiculturalismo no evento que você indicar.

Exemplo:

Título: Comemoração do Dia dos Pais/Mães da escola _______.

Disponível em: www.nome.do.site.com

Acesso em: dia/mês/ano

Análise crítica (máximo de 20 linhas)

  1. Passo 3

Diante dos diversos arranjos familiares existentes na sociedade os professores decidiram que a comemoração deve privilegiar a família como um todo, mesmo que o dia seja tradicionalmente associado a um membro em especifico. De comum acordo os professores optaram em trabalhar as questões relacionadas à diversidade e o multiculturalismo a partir de desenhos em cartões confeccionados pelos próprios alunos. O objetivo é que os professores problematizem questões multiculturais em sala de aula a partir das representações nos cartões e que estes sejam entregues aos familiares no dia da comemoração.

Ao organizar a exposição dos desenhos foi possível observar a diversidade, um deles retrata um homem de óculos segurando uma bengala, no outro uma mulher segurando uma bíblia, e ainda, um casal de idosos, dois homens de mãos dadas, uma mulher careca e outras representações que de uma forma ou de outra retratam o quão diferente são os núcleos familiares. Os professores decidiram utilizar os desenhos para explicar a complexidade social aos alunos.

A partir deste cenário, visualize que você vai trabalha com o desenho das crianças e adolescentes para instrui-las sobre o respeito às diferenças e o multiculturalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com