TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A geografia Escolar Hoje: obstáculos e desafios para o trabalho docente

Por:   •  22/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 3

Alyson da Silva

22/09/2015

Armstrong Miranda Evangelista

A geografia Escolar Hoje: obstáculos e desafios para o trabalho docente

EDUFMA E EDUFPI, 2009.

Armstrong começa no texto citando a questão dos problemas que afligem o ensino da geografia na atualidade, citando a geografia tradicional e suas características.

A geografia tradicional nada mais é que uma metodologia de ensino que vem sendo trabalhado desde o século XIX, E que hoje na atualidade ainda vem sendo muito trabalhada pela maioria dos professores, tendo em vista que se trata de uma metodologia pouco complexa e que os alunos tratam como decoreba. Características disso e o uso excessivo do livro didático, anotações no quadro, pouca explicação, entre outras.

Armstrong da uma atenção aos problemas que afetam os professores, poucos vistos pela sociedade, e que muitos cobram do professor a produtividade imediata do aluno em sala de aula. Isso que o levou a trabalhar esse assunto em seu texto, mostrar para os leitores, para a sociedade que só o professor não e responsável pelo fracasso de um grande numero de alunos na educação publica. Vem mostrar que o professor também tem suas dificuldades no ensino da geografia.

“Causa-nos perplexidade [...], as aulas de geografia conservam [...], tradicionais” (p.226).

A meu ver é inadmissível saber que em pleno XXI ainda e trabalhado com esse tipo de metodologia, uma metodologia “pobre” que e pouca produtiva para o aluno. Com tantas tecnologias a disposição e a facilidade com que cada um tem sobre a mesma, falta mais interessem não só do professor em ensinar, mas do aluno em aprender pois acabam ficando preso só no que acham mais fácil para que passe na matéria sem muito esforço, tendo em vista que para eles a geografia é uma simples decoreba.

“um parâmetro pouco confiável, a julgar [...], e suas consequências desfavoráveis para o aprendizado [...], significativo [...], do aluno” (p.226).

Diz-se que esta metodologia ensinada em sala de aula julgada pelos críticos não e bem confiável e eficaz para o aprendizado do aluno trazendo consequências desfavoráveis para seu rendimento e aprendizado em sala de aula, ora que os mesmos tratam a disciplina como uma matéria fácil e decoreba, apenas decorar e reescrever na prova, sem que haja um aprofundamento no que a geografia tem a repassar de melhor.

A ideia principal e que o professor de geografia pode dar um caráter mais autônomo e consequente ao trabalho que desenvolve na escola, adotando atitudes diferentes dos comumente observados.

Ou seja, primeiramente o professor tem que ter o prazer da sua profissão, transformar cada vez mais suas aulas atrativas para que os alunos saiam desse tradicionalismo e busque outros métodos. Pois a geografia não se restringe só ao livro didático, as atividades, etc. e sim ir a campo, pesquisar, ver como a geografia e muito mais prazerosa na pratica, concebendo ao aluno conhecer o espaço onde vive, compreendendo melhor o espaço geográfico.

Em um trabalho de pesquisa em uma escola municipal vi de perto essa metodologia que meus professores no ensino fundamental e médio transmitiram para mim, lá e bem mais critico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com