TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diário de Bordo

Por:   •  15/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.547 Palavras (23 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 23

EFEITOS NO BIOMA CERRADO: secas prolongadas e chuvas intensas; a desertificação; alterações de ecossistemas; redução da biodiversidade; perda de áreas férteis para a agricultura.


QUADRO: Ilhas de Calor

CONCEITO: é um fenômeno climático observado em áreas de urbanização, onde o ar e as temperaturas da superfície são mais quentes do que em áreas rurais no entorno.

CAUSAS: fontes de calor, como grande concentração de asfaltos (ruas, avenidas) e concretos (casas, prédios, calçadas); alto índice de poluição; pouca área verde (árvores, arbustos, florestas).

CONSEQUÊNCIAS: problemas de saúde relativa à baixa umidade do ar; o aumento no consumo da eletricidade; chuvas acidas; aumento na pluviosidade; maior intensificação no fenômeno do aquecimento global.

REVERSÃO: fazer plantações nas cidades grandes, construir parques e preservações das áreas verdes; diminuir e controlar a emissão de gases poluentes emitidos pelos veículos e indústrias;

LOCALIDADES AFETADAS: São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Cidade do México, Pequim, Nova Deli.

EFEITOS NO BIOMA CERRADO: 


QUADRO: Inversão Térmica

CONCEITO: é um fenômeno atmosférico responsável pela retenção do ar próximo à superfície em áreas cercadas por serras e montanhas, o que diminui a circulação dos ventos. Nas grandes cidades, esse fenômeno dificulta a dispersão dos poluentes emitidos, fazendo com que esses não possa se dispersar, tornando o ar mais impuro.

CAUSAS: é um fenômeno natural, porém o aumento da emissão de poluentes na atmosfera, pelas fábricas e automóveis, torna-se um problema quando a inversão térmica manifesta-se em espaços geográficos urbanizados. Esse evento gera gases como monóxido de carbono, óxido de enxofre, gases sulfurosos, além de diversos hidrocarbonetos não queimados.

CONSEQUÊNCIAS: afeta diretamente a saúde das pessoas, principalmente das crianças, provocando doenças de pele, doenças respiratórias, irritação nos olhos e intoxicações.

REVERSÃO: a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis ou energia eólica; campanhas públicas conscientizando as pessoas sobre a necessidade de trocar o transporte particular pelo transporte público (ônibus e metrô); fiscalizar as regiões onde ocorrem queimadas irregulares;

LOCALIDADES AFETADAS: São Paulo, China, Nova Iorque(EUA), Santiago (Chile), ,etc.

EFEITOS NO BIOMA CERRADO: os poluentes afetam os aquíferos, o solo, e as chuvas. Além disso, doenças respiratórias, irritação nos olhos e intoxicações são algumas das consequências da concentração de poluentes na camada de ar próxima ao solo.


QUADRO: Chuva Ácida

CONCEITO: é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos.

CAUSAS: o aumento de gases poluentes na atmosfera por meio da queima de combustíveis fósseis em indústrias e em automóveis.

CONSEQUÊNCIAS: destrói folhas e galhos de arvores e plantas; provoca alteração química no solo; entrando em contato com rios e lagos pode levar à morte de peixes e, também, contaminando as águas subterrâneas; também pode estar ligadas a doenças respiratórias.

REVERSÃO: utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre; filtrar as chaminés das fábricas. O depurador transforma a poluição de enxofre em sulfatos industriais; para os rios e lagos já acidificados, devem-se neutralizá-los e adicionar vitaminas aos mesmos, além de adubos nas árvores e reflorestá-las;

LOCALIDADES AFETADAS: São Paulo, Cubatão, Rio de Janeiro, Europa, a América do Norte e alguns países asiáticos, como China, Índia, Tailândia, Japão.

EFEITOS NO BIOMA CERRADO: aumento da acidez das águas dos lagos, destruindo a vegetação aquática e, consequentemente, provocando a morte dos peixes, destruição das células respiratórias das folhas das árvores e remoção de nutrientes do solo.


QUADRO: Buraco na Camada de Ozônio

CONCEITO: é um buraco que é feito na camada de ozônio, camada que envolve a Terra e protege os seres vivos de vários tipos de radiação.

CAUSAS: produtos que emitem clorofluorcarbono (CFC), um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3). Estes CFCs estão presentes, principalmente, em aerossóis, ar-condicionado, gás de geladeira, espumas plásticas e solventes.

CONSEQUÊNCIAS: sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra aumenta, assim, tendo mais chances de contração de câncer; pequena relação com o aumento do aquecimento global.

REVERSÃO: comprar produtos que não contenham CFC (sprays, aparelhos de refrigeração e extintores de incêndio); economizar energia; adquirir produtos eletrônicos e eletrodomésticos que tragam a inscrição clean, indicação de que não contém clorofluorcarbono (CFC); juntar o óleo velho, de cozinha, e entregá-lo em postos de coleta, bem como baterias de celulares e outros eletroeletrônicos;

LOCALIDADES AFETADAS: o Polo Norte, partes da Groenlândia, Rússia e Noruega e alguns países da América Latina, como Argentina e Chile.

EFEITOS NO BIOMA CERRADO: compromete o processo de fotossíntese das plantas, impactando o seus sistemas nutritivo e o seu crescimento; pode prejudicar o desenvolvimento de diversas espécies marítimas e, além disso, o contato com essa radiação pode causar diversas mutações genéticas, alterando totalmente o DNA dos seres vivos.


QUADRO: Queimadas

CONCEITO: é um processo de queima de biomassa que pode ocorrer por razões naturais ou ser provocada pelo homem.

CAUSAS: Colheita manual de cana-de-açúcar, retirada de madeira, germinação de certas espécies de vegetais, lixos inflamáveis, queimada intencional, motivado pela disputa de terras agrícolas, falta de chuvas e pode servir, também, para estimular a reciclagem dos nutrientes.

CONSEQUÊNCIAS: a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, poluindo o ar e contribuindo para o aquecimento global; muitas espécies perdem seu habitat e são obrigadas a procurar outros locais para sobreviver, ficando expostas a predadores e correndo riscos de extinção; o aumento da erosão e perda de absorção do solo; a grande quantidade de fumaça gerada pode causar problemas respiratórios às pessoas que vivem próximas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (936.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com