TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espaço, Natureza e Sociedade

Por:   •  20/2/2018  •  Artigo  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

1. A partir do exposto em nossas aulas iniciais, diferencie “conhecimento geográfico” de “geografia moderna”. (2 ptos)

Resposta: O conhecimento geográfico, pode ser descrito como a Geografia desenvolvida no período em que compreende a Antiguidade Grega até a Idade Moderna. Nesse período, a Geografia, seguia uma linha de conhecimento,puramente descritiva dos fenômenos, baseada em fundamentos religiosos e na luminosidade atribuída às grandes autoridades, sem dar ênfase ao estudo da relação do ser humano com a natureza e o espaço, confinada à área do planeta conhecida como mundo antigo. Com o início das grandes navegações europeias e as transformações promovidas pelo Renascimento, o campo de conhecimento humano passou a ser expandido e o mundo começou a ser visto com outros olhos, pelos estudiosos.  Começou a ser diversificada sua área de conhecimento e investigação, passando de pura descrição, para o estudo baseado nas relações do humanas com a sociedade e a natureza, tratada como sujeito na Idade Média, estudando os fatos e os fenômenos dessa inter-relação, constituindo-se como ciência humana no século XIX.

2. Complete corretamente cada frase a seguir. (1 pto cada)

a) O mapa “Theatrum Orbis Terrarum” de 1570 representa uma ruptura com o conhecimento geográfico medieval, pois demonstra, de maneira incrível, a imensidão da Terra, até então não conhecida pelo homem do “mundo antigo”.

b) A relação sociedade/natureza no contexto capitalista foi compreendida inicialmente com base na concepção de natureza como “objeto”, ou seja: Através da apropriação humana, baseada numa finalidade puramente mercantil, o acesso aos recursos existentes nesse meio natural, se dá através do capital, eliminando sua gratuidade natural.

c) Diferente do determinismo geográfico, o possibilismo la blachiano percebia as distintas paisagens observadas na superfície terrestre como resultado diferenciado pelos processos naturais e da ação das sociedades sobre o meio natural em que vivem.

d) Ver o mundo em que vivemos com um olhar geográfico significa perceber o espaço como dimensão da superfície terrestre, em que as relações entre a sociedade e natureza acontecem.

3. Julgue, com explicações, a seguinte afirmativa: As sociedades atuais representam efetivamente o alto nível de desenvolvimento técnico alcançado pela humanidade. (2 ptos)

Resposta: Os grandes avanços tecnológicos acontecidos ao longo da história, refletem profundamente na relação da sociedade com o meio em que vive. As modernas sociedades urbano-industriais são marcadas pelo alto uso da tecnologia, seja para as grandes empresas ou para os lares, com o fim de potencializar e facilitar trabalho e a sobrevivência. O espaço é moldado por esse meio técnico-científico-informacional, como dizia Milton Santos. O modo de produção industrial em massa, é essencial para suprir as necessidades dessa sociedade, que faz o uso das grandes invenções tecnológicas para interagir, entreter, trabalhar e diversificar o modo de vida. Esse é o perfil da sociedade moderna. Os avanços técnicos influenciam na identidade da atual sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com