TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espaço Natureza e Sociedade

Por:   •  20/2/2019  •  Dissertação  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

1. Após analisar a afirmativa a seguir, indicar se ela é VERDADEIRA ou FALSA e justificar a resposta dada: Pensar o mundo a partir da Geografia significa necessariamente entender que os processos sociais expressam relações com o quadro natural e independem do tempo histórico considerado. (2 ptos)

R: A alternativa é falsa, pois apesar de os processos sociais expressarem sim relações com quadro natural o quadro histórico e o tempo devem sim ser considerados, uma vez que o contexto histórico e político de uma região podem redesenhar fronteiras, mudar paisagens geográficas e mapas bem como a noção de como a sociedade enxerga determinado espaço geográfico.

2. Responder e justificar a resposta: Considerando que a Geografia se institucionalizou como ciência em fins do século XIX, podemos afirmar corretamente que todo o conhecimento geográfico produzido pela humanidade se inicia efetivamente neste período? (2 ptos)

R:Não, o conhecimento geográfico inicia-se desde que o homem teve a curiosidade de explorar e datar o espaço geográfico ao seu redor, pois observa-se desde a Grécia antiga dos séculos V a.C relatos sobre o conhecimento geográfico que esses povos da antiguidade possuíam bem como nos séculos que se seguiram até antes da mesma ser institucionalizada como ciência no século XIX. Alguns exemplos são os mapeamentos usados por Cristóvão Colombo e Bartolomeu Dias bem como o de Fernando de Magalhaes que possibilitou a confirmação do formato global do planeta e mais tarde através de expedições científicas onde um grupo plural de de naturalistas, biólogos e geógrafos realizavam viagens para identificar espécies e regiões para assim poderem cataloga-las e estuda-las.

3. Justifique a seguinte afirmativa: Ratzel e La Blache são dois nomes fundamentais para a Geografia enquanto ciência moderna. (3 ptos)

R: Foram nomes importantes para Geografia moderna pois, criaram paradigmas históricos na Geografia científica, especificamente o determinismo e o possibilismo. O Determinismo geográfico desenvolvido por Ratzel na Alemanha deu bases a Geografia Humana, criando conceitos como o de ‘espaço vital’ onde relacionava as populações aos recursos de seu território, onde através da apropriação de novos territórios uma população de determinado espaço poderia alcançar seu ‘progresso natural’. Teoria a qual foi base para a expansão imperialista principalmente em territórios da África e mais tarde seria usada pelos nazistas para justificar sua expansão territorial e a supremacia da raça ariana. Mais tarde Ratzel viria a considerar fatores históricos e culturais em sua análise. Oposto a visão de Ratzel estava La Blache e o possibilismo geográfico que afirmava que as pessoas poderiam atuar no meio, modificando e determinando seu desenvolvimento, em sua visão ele destaca o que cada sociedade faz com os recursos disponíveis oferecidos pelo meio natural. Assim, La Blache valorizou a ação humana e reafirmou a região como objeto principal do estudo geográfico ao reconhecer as diferenciações observadas na superfície terrestre como resultados diferenciados dos processos naturais e da ação das sociedades sobre o meio natural.

4. Tomando por base as realizações humanas efetuadas no espaço, entendemos o motivo para a existência de diferentes paisagens na superfície terrestre. Indicar e tecer comentário acerca do “motivo” considerado na sentença acima. (3 ptos)

R: O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido como sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação e tudo que nela está inserido. Inicialmente o espaço geográfico apresentava somente os aspectos físicos ou naturais presentes, como rios, mares, lagos, montanhas, animais, plantas e toda interação e interdependência entre eles. Com o surgimento do homem, que começou a interferir no meio, teve-se início o impacto e a transformação do espaço geográfico. Toda modificação executada na natureza é proveniente do trabalho humano. É através do trabalho que o homem é capaz de construir e desenvolver tudo aquilo que é indispensável à sua sobrevivência. O termo “trabalho” significa todo esforço físico e mental humano com finalidade de produzir algo útil a si mesmo ou a alguém. O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico. A partir da Primeira Revolução Industrial, o homem enfatizou a retirada de recursos dispostos na natureza a fim de abastecer as indústrias de matéria-prima, ao passo que a população crescia acompanhada pelo alto consumo de alimentos e bens de consumo. Na produção agropecuária se faz necessário transformar o meio, pois retira-se toda cobertura vegetal original que é substituída por pastagens e lavouras. Dessas derivam outros impactos como erosão, poluição e contaminação do solo e dos mananciais. Na extração mineral, o espaço geográfico é bastante atingido, sofrendo profundos impactos e mudando de forma drástica todo arranjo espacial do lugar que está sendo explorado. Nos centros urbanos, as alterações são percebidas nas construções presentes. Desse modo, nas cidades de todo mundo sempre ocorrem modificações no espaço, são identificadas nas novas construções, nas reformas de residências, lojas e todas as formas de edificações. Diante dessas considerações constata-se que o espaço geográfico não é estático, pois até mesmo a deteriorização de um edifício ou monumento é considerado uma alteração do espaço e automaticamente da paisagem, por isso as mudanças são contínuas e dinâmicas. O espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a natureza e todas as relações sociais ao longo da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com