TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espaço, Natureza e sociedade

Por:   •  22/4/2015  •  Abstract  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

AD1 (2015.1)

Base: Aulas 01, 02 e 03

Total de questões: 05

Valor total: 10 pontos

 Indicar VERDADEIRO ou FALSO, justificando as respostas dadas. (2 ptos cada)


1. Pensar o mundo a partir da Geografia é o mesmo que analisar criteriosamente a dinâmica da natureza em seus múltiplos processos, características e causas.

R: Verdadeiro.

        A geografia observa aos diferentes feições da superfície para suas indagações. estuda a inter-relação natureza e sociedade, entre homem e o meio em que vive, analisa ações do tempo, as transformações ocorridas no meio tanto a partir da influência humana como nos processos naturais, atua não apenas como descri tora do espaço geográfico, mas atenta a todos processos no espaço (superfície da terra) estabelecendo uma relação dialética com o meio, pluralismo de ideas e buscando explicações para os fenômenos.

Gabarito:

 FALSO. Da forma que está dada, a frase considera apenas a natureza como objeto de análise da Geografia e ignora o fato dela ser uma ciência humana que se diferencia das demais exatamente por estudar o quadro natural em suas relações com as sociedades humanas, tomando o espaço como sua principal fonte para as questões/investigações. Portanto, não podemos pensar em Geografia tomando apenas o quadro natural observado em nosso planeta.

2. É correto afirmar que até os anos 1950, a ciência geográfica apresentava um paradigma dominante em cada um dos seus grandes momentos.

R: Verdadeiro.

        No século XVIII a Geografia passa a se estruturar como ciência, deixa de ser somente descritiva e passa a explicar os fatos ou fenômenos e suas relações, Surge a partir dai a Geografia moderna. À época duas matrizes: positivismo e o evolucionismo. Surgindo então dois paradigmas que vão se estabelece com sua aceitação ou refutação, são eles: determinismo (espaço vital - relacionava a população aos recursos de seu território) e o possibilismo (as pessoas pode atuar no meio, modificando e determinado o seu desenvolvimento). Até este período apenas uma forma de se faz geografia era predominante, houve períodos que o determinismo foi a visão mais aceita, em outros era o possibilismo que estava em evidência, logo após vieram o método regional e a Geografia crítica.

        Mas foi a partir dos anos 1950 como o pluralismo que abriu-se uma teia maior de possibilidades de estudo da Geografia que vigora até os dias de hoje. A Multiplicidade de interpretações viria a se estabelecer a partir de 1970.

Gabarito:

 VERDADEIRO. Desde o seu início como ciência até os anos 1950, a Geografia apresentava sempre uma forma predominante de análise a cada momento. Houve, inicialmente, a fase de predomínio do paradigma determinista (desenvolvido por Ratzel) e o posterior período em que vigorava uma visão oposta de mundo representada pelo paradigma possibilista (de La Blache). O importante aqui é perceber que, de uma forma geral, tais visões eram únicas em cada momento. Realidade esta diferente a partir dos anos 1950, quando o pluralismo se estabelece na Geografia e um leque de diferentes formas de interpretação do mundo passa a ser aceito nesta ciência.

3. A concepção de natureza nas sociedades capitalistas nunca foi permeada pelas relações mercantis que caracterizam tal sistema socioeconômico.

R: Falso.

        Nas sociedades contemporâneas o acesso aos recursos existentes na natureza é baseada na relação mercantil, visto que sua apropriação pelo capital, neste caso um grupo social em particular à incorpora, isto implica na eliminação de sua gratuidade natural. Essa incorporação da natureza e do próprio homem faz parti do circuito produtivo da expansão do capital. A natureza, nesta visão, século XIX, tem o papel de fornecer recursos para proporcionar riquezas e tida como fonte infindável de recursos. A carta de Paro Vaz Caminha é um exemplo de que se pensava que os recursos naturais jamais chegariam ao fim, por isso, poderiam extraí-los ao máximo.

Gabarito:

FALSO. O correto é pensar ao contrário. De uma forma geral, o acesso aos recursos naturais nas sociedades capitalistas passa necessariamente por relações mercantis, visto que a incorporação da natureza e do próprio homem ao circuito produtivo é a base para a expansão do capital. Mais: Até o século XIX, a compreensão das relações entre a sociedade e a natureza, vinculadas ao processo de produção capitalista, desenvolveu-se com base na concepção de uma natureza objeto, dominada pelo homem e tida como fonte infindável de recursos na medida em que atendia ao intenso processo de industrialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (190.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com