TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Curricular I

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.300 Palavras (30 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

  1. ESTUDO DE ARTIGO......................................................................................3
  2. A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA.....................................................................5

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ...................................................................5

2.2 ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA....................................5

      2.2.1 Ambientes Físicos ..........................................................................5

      2.2.2 Materiais ..........................................................................................5

      2.2.3 Profissionais ...................................................................................6

  1. ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR ..........................................................8
  2. ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE ........................................17
  3. OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE GEOGRAFIA..........................................18
  1. Diário de observação 1..........................................................................18
  2. Diário de observação 2..........................................................................20
  1. ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENSINO................................................22
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................26
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................27



  1.  ESTUDO DE ARTIGO

O ensino em geografia teve um enorme avanço como disciplina escolar, no passado esta disciplina  escolar era intensamente ligada a concepções definitivas. Por essa razão inúmeros materiais didáticos concediam referencias somente descritivas que não possuíam nenhuma junção entre aspectos naturais e sociais, a apreensão do ensino era meramente conhecer, ou melhor ‘’memorizar’’ nomes de países, capitais, dados estatísticos, nomes de rios entre outros. Ao fazer essa analise fica evidente que os assuntos escolhidos não tinham olhares críticos e sim técnicas e sem argumentos. Atualmente a geografia se atenta ao estudo do espaço constituído pela sociedade, trazendo como principal foco a compreensão da relação homem-natureza. Essa compreensão acontece por meio da participação ativa dos alunos no discernimento da realidade que o rodeia.

É relevante assentir que a aquisição do aluno acontece conforme o ensinamento do docente, através da forma que seu debate sobre determinado assunto é trabalhado, operado, executado, analisado, comparado, explicado e opinado. Em uma série de diversidades de formas de se direcionar o aprendizado, o docente deve escolher de forma inteligente os tipos de atividades. Jamais pode acontecer por imprevisto, matizando por matizar, mas deve ser trabalhado em relação ao tema, do tempo, da turma e dos objetivos apresentados. Ao sugerir um trabalho, o docente tem a obrigação de aprender as técnicas de direção e, mormente, ter grande entendimento da temática e frisar a teoria por meio de uma atividade prática.  

O trabalho de campo é um meio didático que tem sido bastante empregado pelos professores do Ensino em geografia na finalidade de relacionar teoria e pratica, mas tem se constatado que estes trabalhos são construídos de formas muitas das vezes não programadas, convertendo atividades em exposições, passeios, Espaço de diálogo e prática e até mesmo palestras, zarpando dos padrões de um trabalho de pesquisa propriamente aludido, onde os alunos consigam ser parte do desenvolvimento de compreensão e analise dos fenômenos que foram alvitrados para o estudo. Em visão disso é que se sugere debater e avaliar a eficiência do trabalho de campo no Ensino de Geografia.

No meio de inúmeros métodos e procedimentos usufruídos no ensino de Geografia, conceitua que o trabalho de campo é uma atividade de enorme relevância para o entendimento e leitura do espaço, proporcionando o decrescimento da relação entre a teoria e a prática. A consecução para uma ótima resultância parte de um planejamento ponderado, conhecimento de conteúdo e da técnica a ser exercida. O contato com a realidade oferecerá ao aluno uma inovação da perspectiva dos assuntos abordados nas aulas o que, se bem planejado e orientado, irá servir entre os tantos propósitos, incentivar o estudo articulado com as diferentes disciplinas.

Para melhor entendimento de alguns tipos de conteúdos, os docentes sentem muitas vezes que suas aulas poderiam se estender para além do espaço da sala de aula. A Geografia, por exemplo, trabalha com o estudo das paisagens, dos lugares, dos espaços urbanos, da degradação ambiental, e normalmente esses assuntos chegam ao aluno através de uma imagem, uma gravura no livro didático, ou até mesmo por uma simples referência, deixando o aluno, construir mentalmente o significado de algo objetivo, mas que ele reinventa segundo a sua visão e experimentações do mundo. É a partir deste momento que a introdução da prática do trabalho de campo ajudaria como um recurso adicionar do procedimento de elaboração desses conhecimentos.

Sendo assim, o trabalho de campo como recurso didático é de extrema importância, porque apresenta potencialidades formativas que devem ser levadas em conta no processo ensino-aprendizagem como uma das técnicas pedagógicas mais disponíveis e competentes ao docente.


  1. A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA  

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 

Nome da escola: Escola Municipal Pedro Félix de Melo

Endereço: Rua Pedro Félix de Melo

Órgão mantenedor: Federal (   )   Estadual (  )   Municipal (  x )   Particular (   )  

Horário de funcionamento: Manhã (x) Tarde (x) Noite (x)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)   pdf (241 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com