TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO NA ECONOMIA LOCAL

Por:   •  30/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO[pic 2]

Campus de Senhor do Bonfim-BA

Licenciatura em Geografia

IMPACTO NA ECONOMIA LOCAL: Trabalhadores do comércio

Maíla Souza 1A, Dauane Pereira ¹ e Alice Oliveira ¹.

1 – Graduando em Licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF.

A – Contato principal de e-mail: maila.souza@discente.univasf.edu.br

Resumo: A COVID-19 tornou-se uma realidade para todos os países. Os produtos mudaram, as empresas  adotaram as vendas online, o serviço de delivery e as redes sociais como a principal forma de comunicação com os clientes. Uma mudança real na cultura do mundo, é o primeiro momento disruptivo de fato, quando nos referimos às vendas. As organizações em todo o mundo estão enfrentando interrupções na força de trabalho em uma escala e velocidade sem precedentes. A realidade mencionada é um grande desafio para os negócios, principalmente quando nos referimos a pequenos empreendedores. A quarentena transformou os hábitos de consumo e os consumidores estão mais conectados e digitais. Buscou-se com essa pesquisa compreender os impactos e os desafios dos comerciantes e trabalhadores do comércio diante da pandemia, visando perquirir as mudanças adotadas pelos mesmos.

.

Palavras-chave: Pandemia; COVID-19; Comércio; economia.

Abstract: COVID-19 has become a reality for all countries. Products have changed, companies have adopted online sales, delivery service and social networks as the main way of communicating with customers. A real change in world culture is the first truly disruptive moment when it comes to sales. Organizations around the world are facing workforce disruptions at an unprecedented scale and speed. The aforementioned reality is a great challenge for business, especially when we refer to small entrepreneurs. Quarantine has transformed consumer habits and consumers are more connected and digital. This research sought to understand the impacts and challenges of traders and trade workers in the face of the pandemic, aiming to investigate the changes adopted by them.

Keywords: Pandemic; COVID-19; Business; economy.

1. Introdução

A pandemia gerada pelo novo coronavírus a princípio encontrado na cidade de Wuhan na China em 2019, vem acarretando diversos impactos em esfera global. Um dos âmbitos afetados pela COVID-19 foi a economia. No auge da contaminação o mundo parou e os países adotaram diversas medidas para tentar apaziguar a situação, visto que o número de mortes ampliou-se drasticamente, e diante disso diversas restrições como, o fechamento dos comércios, homens e mulheres foram aconselhados a ater-se a suas casas, saindo apenas em situações imprescindíveis, além do uso obrigatório de máscaras e o distanciamento. (BEZERRA, et al., 2020)  

Essa situação perdura até o presente momento, pois, mesmo com o início da vacinação a economia permanece em queda. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE (2020), aponta que no Brasil cerca de 602 mil empresas fecharam as portas, fato esse que tornou-se visível à medida que os índices de desemprego e de fome aumentaram no país. Ainda segundo a pesquisa do SEBRAE (2020) cerca de 75% dos estabelecimentos comerciais dos 26 Estados e do Distrito Federal-DF brasileiro tiveram queda no faturamento.

Tornou-se evidente que todos os âmbitos, seja a saúde, a educação ou a economia foram de alguma forma afetados pelo novo vírus. Faz-se necessário um diagnóstico que evidencie de forma local os impactos causados pela pandemia no cenário comercial. Dessa forma, nesta pesquisa pretende-se analisar o fator financeiro do comércio local mediante a Pandemia buscando compreender as medidas adotadas pelos comerciantes como meio de manter o comércio aberto, objetivando gerar conhecimento dos impactos sofridos pelos mesmos e assim organizar os fatos e apresentá-los de forma concreta, fiel e precisa como exigido pelo método estatístico.

 É pertinente conhecer os termos comércio, comerciantes e economia visto que são constantemente utilizados. Para Varotto (2006) o comércio brasileiro surgiu com a chegada dos portugueses, a princípio na forma de escambo, ou seja, no uso do serviço ou mão de obra em troca de produtos, no entanto, o comércio que se conhece hoje originou-se a partir da formação das primeiras vilas, onde os produtos já eram adquiridos por intermédio da moeda local. Segundo a concepção do autor comerciante se enquadra como os proprietários de comércio ou os funcionários que lá prestam seus serviços. Ainda de acordo, entende-se por economia a ciência que estuda fenômenos relacionados à obtenção e/ou a utilização dos recursos materiais para fins de satisfação das necessidades humanas, ou seja, o estudo do comércio.

2. Procedimentos Metodológicos

Compreendendo os objetivos de uma pesquisa científica, deve-se ter cautela na escolha das ferramentas utilizadas em todo o processo, partindo da coleta de dados para sua posterior análise e discussões. Segundo Gil (2008) podemos considerar como conhecimento científico aquele que possui objetivos concretos, que é racional e possibilita o pensamento lógico, sistemático pois é constituído por ideias organizadas, e deve ser verificável, comprovando assim sua veracidade ou se é falível.

Diante disso, foi adotado como forma de investigação a utilização de questionário contendo 11 (onze) questões de cunho qualitativo e quantitativo, algumas dessas perguntas nos indicam reflexões sobre as empresas e suas estratégias adotadas durante o surto de contágio da COVID-19. Assim, de acordo com Laurence Bardin (1977), o processo de avaliação dos dados é complexo e depende de uma linha cronológica de organização, que ela elucida como: pré-análise, que envolve a criação de hipóteses norteadoras, exploração do material que consiste na investigação e na busca de referenciais teóricos, e, por fim, interpretação dos resultados obtidos que podem ser organizados em forma de tabelas, quadros e figuras.

Tendo em vista as dificuldades de contactar os trabalhadores devido ao perigo de contaminação, a maneira mais segura e viável foi a utilização dos meios de comunicação e entretenimento, tais como: Whatsapp, Instagram e Facebook. Através dessas plataformas o link de acesso ao formulário do Google era enviado. A coleta de dados teve início no dia 14 de abril findando no dia 01 de maio, neste período foram contabilizadas as respostas de cerca de 57 (cinquenta e sete) trabalhadores da área comercial de Filadélfia e Senhor do Bonfim-BA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (289.7 Kb)   docx (151.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com