TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O João Goulart

Por:   •  17/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

João Goulart- Jango (1961-1964)

*No começo da década de 60, o país atravessava uma profunda agitação política por conta do presidente passado – Jânio Quadros.

Assume após Jânio Quadros, porém os militares não queriam que Jango entrasse por desconfianças com a sua pessoa (quando Jânio renunciou, Jango estava em visita oficial a China Popular comunista), como por exemplo, a implantação do comunismo. Alguns membros das Forças Armadas alegavam que a passagem do cargo colocava em risco a segurança nacional. Então para amenizar a situação, o congresso nacional aprova a mudança do regime político nacional para o parlamentarismo, assim o poder de João ficava limitado.

Sendo assim não tinha meios para colocar em pratica suas propostas que eram: Desenvolvimento econômico, o combate à inflação e a diminuição do déficit público algo que estava perturbando constantemente o Brasil.

Tendo insucesso do Parlamentarismo ocorre uma votação em 1963 (TEM GRÁFICOS e JORNAL) para a volta do presidencialismo e este volta.

Acontecimentos deste governo no presidencialismo

Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social: com o qual visava conter a inflação e retomar o crescimento econômico do país a partir da contenção salarial e controle do déficit público (valor das despesas governamentais são maiores que as suas rendas).

O plano tinha como objetivo assegurar uma taxa de crescimento na ordem de 7 por cento ao ano, garantindo pleno emprego e aumento de renda individual que possibilite a melhoria das condições de vida do povo brasileiro. Como exemplo ele acabou concedendo reajustes salariais para o funcionalismo público e aumentando o salário mínimo acima da taxa pré-fixada. Mas, por outro lado, pretendia reduzir a inflação, de tal maneira que o índice de 55 por cento, previsto para o ano 1962, não ultrapasse a 5 por cento em 1965.

Tendo uma contradição entre os dois objetivos, pois para garantir o crescimento econômico, é preciso admitir a subida inflacionária e ele queria reduzir essa ao mesmo tempo. Se o pretendido é reduzir a inflação, a política tem de ser a contenção de despesas no setor público, a redução dos créditos bancários, o congelamento de salários, enfim fazer uma administração austera, que valorize a moeda, ao custo da recessão que avilta os salários e aumenta o desemprego.

O primeiro caminho trás um apelo popular enquanto o segundo conduz a impopularidade. De novo causando a contradição. Jango queria apoiar as duas classes pelos apoios e como exemplo as classes populares o ajudaram a colocar de volta o presidencialismo.

Todavia essa busca por apoio politico aproximou cada vez mais Jango às classes populares, levando o governo a se aproximar do movimento sindical e dos setores que representavam as correntes e ideias nacional-reformistas. 

Ao longo do ano de 1963, o país foi palco de agitações sociais que polarizaram as correntes de pensamento de direita e esquerda em torno da condução da política governamental. Em 1964, a situação de instabilidade política se agravou, com o descontentamento do empresariado nacional e das classes dominantes. Por outro lado, os movimentos sindicais e populares pressionavam para que o governo implementasse reformas sociais e econômicas que os beneficiassem.

Atos públicos e manifestações de apoio e oposição ao governo eclodiram por todo o país. (IMAGENS). Como por exemplo, a "Marcha da Família com Deus e pela Liberdade", considerada o ápice do movimento de oposição ao governo, e de apoio teve como exemplo as ‘’Ligas Camponesas’’.

Reformas de Base: Entre essas reformas de base estavam inseridas a eleitoral, educacional, agrária, urbana, tributária, financeira e administrativa. (IMAGEM QUE EXPLICA CADA UMA)

 Com as reformas Jango visava melhorar a distribuição de renda, controlar a remessa de dinheiro para o exterior, dar canais de comunicação aos estudantes e permitir que os analfabetos, maioria da população, votassem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com