TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Evolução Urbana De Nestor Goulart

Pesquisas Acadêmicas: Resumo - Evolução Urbana De Nestor Goulart. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2013  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 3

2- Elementos da organização espacial

A) Situação

A situação de uma aglomeração determina as possibilidades que encontra de estabelecer relações e a funções que poderá desempenhar no conjunto da rede e do processo de urbanização. Depende dos elementos naturais mas pode ser modificada pela ação do homem.

Os núcleos urbanos estabelecidos nos primeiros séculos da colonização brasileira situavam-se predominantemente no litoral, exceto no planalto paulista. O sistema econômico ao qual a Colônia era vinculada fazia com que os núcleos dependessem das comunicações com a Metrópole. Era natural que se procurasse sita-los em posição eficazes de comunicação, de preferência através das vias fluviais para o escoamento dos produtos e para a obtenção de outros. Mesmo nas áreas onde as comunicações eram mais difíceis, as vilas alinhavam-se ao longo de um rio, como pode-se ver no planalto paulista. Outro fator de condicionamento eram os caminhos, estes estabelecidos com base nas velhas trilhas indígenas, que garantiam as comunicações vencendo os principais acidentes geográficos.

As relações dos centros maiores com os núcleos menores desenvolviam-se principalmente em nível administrativo, militar, religioso e judiciário. Para isso, procurava-se utilizar um grande abrigo marítimo, que permitiria a ancoragem segura das embarcações e o aproveitamento das terras circundantes para unidades agrícolas, servindo de retaguarda rural para os centros.

Esses programas são expostos com clareza nos documentos da época. Como Frei Vicente do Salvador descrevendo a Bahia e Rio e suas partes marítimas.

Já em meados do século XVII, as situações que haviam sido escolhidas por razões militares e administrativas, vinham também atender aos programas de centralização comercial da Coroa.

Os centros menores compunham porém uma rede mais ampla e diversa. Por um lado, a mineração forçava a interiorização de uma parcela da população. Po outro lado, a multiplicação das propriedades rurais dedicadas a subsistência daria ensejo ao aparecimento de núcleos organizados.

B) Sítio

Entende-se por sítio o local sobre o qual uma aglomeração urbana está assentada. Os aspectos a considerar são: natureza do solo, relevo, fontes de água para consumo etc. O relevo irá influir sobre a aparência do conjunto do conjunto e sobre o traçado.

A escolha dos sítios pelos primitivos povoadores tinha esses fatores em vista, a localização que oferecesse maior comodidade para o grupo seria escolhida.

No Brasil, a tendência geral nos núcleos mais antigos foi a ocupação de sítios elevados. Facilitava-se a aplicação de um esquema defensivo elementar e o controle eficiente das vias de comunicação (caminhos ou vias fluviais). A instalação numa posição elevada não significava, necessariamente, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com