TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE ENSINO

Por:   •  20/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE ENSINO

1) Identificação

Disciplina

Geografia

Série

2º Ano

Ano letivo

2020

Carga horária

6/h aulas

Estagiária

Professora responsável

Quantidade de alunos

20 alunos

2) Tema

Fontes de energia  

3) Conteúdo programático

Fontes Produtivas de energia  

4) Justificativa do tema para a disciplina

Atualmente a uma grande preocupação com a busca de novas fontes de energia que não poluem o meio ambiente. A energia Solar fotovoltaica é uma das soluções encontradas, uma vez que ela é abundante da natureza e apresenta-se como uma das mais importantes alternativas de auxilio ao Sistema Integrado Nacional (SIN) para o problema de geração de energia. É necessário que os estudantes tenham conhecimento da importância desse sistema de energia e como ela pode trazer benefícios para o planeta. Além de obter o conhecimento de como funciona uma célula fotovoltaica, ou seja, como é produzida a energia elétrica, suas vantagens e desvantagens. Para que este processo aconteça é necessário relacionar todo o conteúdo teórico estudado por eles em casa com atividades práticas. As atividades práticas e a demonstração tem um papel muito importante na aprendizagem. A utilização das tecnologias pode auxiliar na aplicação deste tipo de atividade criando uma experiência mais rica e próxima da realidade do aluno.

5) Objetivos

  • Identificar a produção e consumo de energia no mundo e no Brasil;
  •  Distinguir conceitualmente fontes e formas de energia;
  • Desenvolver habilidade de leitura, análise e argumentação;

5) Recursos utilizados

  • Vídeos aulas;
  • Computador;
  • Celular;
  • Internet;
  • Caderno.

6) Caracterização geral da metodologia de ensino

     1º e 2º momento – Iniciarei a aula conversando pelo grupo do whatsapp com alunos, onde pelo grupo informarei que os alunos terão que assistir a um vídeo sobre Fontes de Energia: Tipos, Fontes renováveis e não renováveis, disponível em (https://youtu.be/MDRqtfyyvFc), para melhor auxiliar na compreensão dos assuntos estudados. Após o vídeo a professora irá passar uma atividade com 3 questões sobre o que é energia e duas questões sobre as fontes de energia, a professora ficará a disposição da turma pela plataforma Google Classroom e (Whatsapp no PV) para sanar as dúvidas dos alunos.

3º e 4º momento – Iniciarei a aula conversando pelo grupo do whatsapp com alunos, solicitar aos alunos que construam um Mapa conceitual sobre Fontes e formas de Energia. Onde as referidas atividades serão postadas na plataforma Google Classroom. Irei orientar os alunos que estude sobre quais as vantagens e desvantagens de cada uma das principais fontes e formas de energia estudadas (Biomassa, Carvão, Eólica, Gás Natural, Hidrelétrica, Nuclear, Ondas/Marés e Solar) e após os estudos solicitar aos alunos que construam um Mapa conceitual sobre Fontes e formas de Energia. A referida atividades será postada na plataforma Google Classroom.

 

 5º e 6º momento – Iniciarei a aula conversando pelo grupo do whatsapp com alunos, onde aproveitaremos as atividades de discussão, o mapa conceitual e a tabela de fontes e formas de energia das aulas anteriores para que os alunos montem um cartaz ou maquete registrando as diferentes fontes e formas energéticas encontradas atualmente pelo mundo. Esse trabalho conclui o conteúdo de Fontes e formas de energia. O trabalho deve conter fotos, gráficos e/ou tabelas com a disponibilidade desses recursos globalmente. Os alunos devem aproveitar essa aula para esquematizarem todo o trabalho, a professora ficará a disposição da turma pela plataforma Google Classroom e (Whatsapp no PV). A entrega do mesmo deverá ser feita na próxima aula.

7) Cronograma de desenvolvimento

       Data

Atividade docente e/ou discente

04/11/2019

Apresentar considerações sobre o as fontes de energia e atividades.

11/11/2019

Construção de um Mapa conceitual sobre Fontes e formas de Energia e estudo sobre quais as vantagens e desvantagens de cada uma das principais fontes e formas de energia estudadas

18/11/2019

Confecção de um cartaz ou maquete registrando as diferentes fontes e formas energéticas encontradas atualmente pelo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (372.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com