TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO VISITA DE CAMPO

Por:   •  22/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

COLÉGIO ULBRA CRISTO REDENTOR

GEOGRAFIA

RELATÓRIO DE SAÍDA DE CAMPO:

QUINTA DA ESTÂNCIA

Nome: Ísis Machado Alves

Turma:72

CANOAS,RS

23/07/2019

1 - RELATÓRIO

O nosso objetivo com esta ida para Quinta da Estância, foi o de ver uma área de transição entre dois biomas: campos e mata atlântica.

Além disto, aprendemos várias coisas nesta saída de campo, sendo uma delas a diferença entre aves e pássaros onde os pássaros estão dentro de uma classe de aves chamada passeriforme.

Dando continuidade ao passeio, fizemos a imersão no viveiro de aves onde pudemos observar espécies de araras, papagaios, tucano, cisnes, etc. Também vimos um urubu-rei que estava bem machucado com apenas uma unha, um olho e as asas haviam sido quebradas, nos foi explicado que o urubu provavelmente vivia com outros da mesma espécie, que causaram a perda do olho e das unhas e, que isto, não poderia ser feito por um humano até mesmo porque não conseguiriam vender o bicho com defeito, mas as asas quebradas eram sinais de que poderiam ter sido feitas para o animal não escapar.

Também aprendemos que, quando aves que seriam vendidas ilegalmente são encontradas, elas podem ser destinadas a três lugares: a zoológicos, se quiserem que esta ave se reproduza; a lugares de preservação como a Quinta da Estância e a áreas protegidas permanentes.

Aprendemos a olhar o zoológico de uma forma diferente, ou seja, não olhar e pensar que ele apenas lucra com a exposição destas aves e dizer que deveria ter menos zoológicos, mas também pensar que lá, os animais têm um lugar para viver, são alimentados, e o mais importante, são colocados para se reproduzir, o que é muito importante principalmente para animais em extinção.

Na sequência do passeio, fomos fazer a trilha, onde observamos a transição dos biomas. Vimos uma figueira, árvore característica da mata atlântica, e nos foi explicado que esta árvore não pode ser cortada pois isto é crime. Passamos por uma ponte que balançava bastante (pinguela) e chegamos a representação do bioma pampa.

A visita de campo terminou com um belo café colonial.

2. CONCLUSÃO

Esta saída de campo foi bem divertida e aprendemos várias coisas. Uma das coisas que aprendemos no início do passeio, foi o motivo pelo qual temos o bioma da caatinga situado no nosso território e não um bioma de floresta, isto acontece porque a parte onde temos este bioma, não recebe a umidade do oceano, pois os morros da mata atlântica impossibilitam isto, e, porque a umidade da Amazônia vai para as Cordilheiras dos Andes e, por isto, ali não recebe umidade suficiente para ter uma floresta.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com