TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Campo: Geodésia

Por:   •  5/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Os métodos de levantamento e georreferenciamento, através do Sistema de Posicionamento Global – GPS estão sendo aprimorados rapidamente. Esses métodos podem ser executados por rastreadores de sinais do GPS de frequência única (L1) ou de dupla frequência (L1/L2).O GPS possibilita a utilização de várias técnicas tudo vai depender do tipo de aparelho e qual a finalidade do levantamento.

A norma da ABNT NBR 13. 133 esta Norma fixa as condições exigíveis para a execução de levantamento topográfico. Esta norma, que regulamenta a execução dos serviços topográficos, em vigor desde junho de 1996, veio de encontro com as necessidades de contratantes e contratados, que antes não tinham sequer uma tabela de referência de serviços, para, por exemplo, estabelecimento de honorários profissionais.

Objetivo

O presente relatório tem como objetivo principal descrever o processo de georreferenciamento de imóvel rural, durante a atividade de campo foi comentado sobre, uso de estação total, implantação de marcos, levantamento do perímetro com receptor GPS (frequência L1, L2), esses são alguns dos passos necessários para o atendimento da Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais (NTGIR) - 2ª Edição e Lei 10.267 de 2001.

Atividade prática com Estação Total

Para realização do trabalho com a estação total, que teve como objetivo demonstração de como posicionar e nivelar o aparelho. A Estação total é um aparelhamento eletrônico composto por um tripé, uma base, um microprocessador, um prumo óptico, teclado, porta de comunicação e mostrador, usado para medir ângulos e distância, além das diferenças de níveis. Ela também possui a capacidade de armazenar os dados gravados para uso posterior. O técnico Paulo Bruschi junto com Profº Dr. Edwaldo Henrique Bazana Barbosa responsáveis pela aula de campo demonstraram como faz o ajuste do Prisma refletor que é um componente ocular transparente com superfícies retas e polidas para refletirem luz, que precisa ficar posicionado corretamente com a estação total.

O aparelho era da marca Nikon, sendo que, existem diversos modelos no mercado. O técnico mencionou sobre a necessidade da estação deve estar nivelada corretamente, ensinou macetes para o nivelamento do tripé, além disso, reforçou que uma estação total compensa para locais que necessitam de muita precisão, utilizando a extração de minérios como exemplo.

Atividade prática com GPS

Para a realização do trabalho foram utilizados receptores GPS simples frequência (L1, L2), sendo que, um servia de “Rover” (receptor GPS móvel) e o outro como base. O “Rover” foi usado para coletar os pontos das linhas da cerca da UEMS. O trabalho prosseguiu da seguinte forma, o técnico Paulo Bruschi, demonstrou como se realiza a instalação da base, é necessário um local sem muitos obstáculos, para evitar a perda de sinal, durante a prática também foi dito que às vezes a necessidade da base ficar ligada coletando os sinais GPS por um longo período de tempo.

Para realização de uma coleta de dados com o GPS, primeiro se instala a base, escolhendo um local protegido onde não ocorra nenhum imprevisto que possa danificar o equipamento ou prejudicar seu nivelamento. Depois de montar o tripé que faz parte do conjunto do aparelho, realiza-se o nivelamento através de uma bolha circular, sendo posteriormente acoplado o equipamento GPS, posicionado sobre o tripé. Liga-se o GPS e se observa o número de satélites rastreados, sendo acima de oito satélites rastreados, o sinal considerado bom.

Com a base funcionando de forma adequada, ocorreu o deslocamento com o outro equipamento GPS para a coleta dos pontos dos vértices da universidade. É muito importante que a base esteja nivelada e bem posicionada para não prejudicar a coleta dos pontos. Os pontos foram coletados posicionando o equipamento sobre cada canto de cerca, onde se deve esperou-se alguns minutos com o equipamento rastreando, para o ponto ser considerado “fixo”, sendo de boa qualidade. Caso o ponto ser classificado como flutuante (floating) no pós-processamento, o ponto deverá ser rastreado novamente. Além dos marcos coletam-se os pontos (P) propriamente ditos, estes pontos são os vértices formados ao decorrer dos limites. Os pontos coletados ficam armazenados no GPS até serem levados para o laboratório ou escritório, onde foram descarregados para o computador.

Para a padronização dos trabalhos de agrimensura o INCRA publicou a NTGIR- Norma Técnica para o Georreferenciamento de Imóveis. Esta norma estabelece os preceitos técnicos aplicáveis aos serviços de agrimensura, relacionados com atividades fundiárias, objetivando a caracterização e o georreferenciamento de imóveis rurais por meio do levantamento e materialização de seus limites e posterior a certificação desse trabalho junto ao INCRA (INCRA, 2010).

Um trabalho de georreferenciamento baseia-se principalmente na descrição do imóvel rural, coletando as coordenadas de todos os vértices da propriedade em seus limites. Os dados são processados e enviados para o INCRA, contendo a planta da área e o seu memorial descritivo.

Durante o campo foi explanado sobre georreferenciamento utilizando equipamentos de alta tecnologia, e também foi levantado sobre a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com