TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Geografia E Modernidade

Exames: Resumo Geografia E Modernidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 5

Pensamento Geográfico, síntese do conteúdo.

Valentim Fontenelle Werneck Vianna

As origens :

“ O Mediterrâneo é mais que um mar interior de um azul profundo e águas cristalinas, semeado de ilhas, com cerca de 4 mil km de extensão e com uma largura que não exceed a 1500 km. É a referência geográfica da cultura ocidental.

Da civilização semeriana, floresceu e se desenvolveu no século XXI anterior a era crista na Baixa Mesopotamia ate a civilizaçao Greco romana, seculos de experiencias envolvendo cretenses, hebreus, assirios, babilonicos, cartagineses e fenicos determinaram as bases da historia da civiliizacao ocidental. “

Sandra Lecione

A origem da prática da Geografia, do olhar geográfico sobre o mundo e suas formas nasceu com o desenvolvimento dos grandes impérios do mundo antigo como necessidade prática, já que se desenvolveram e expandiram suas fronteiras culturais historicamente, elevando assim sempre suas linhas no horizonte do mundo ainda desconhecido por muitos.

Os gregos concebiam uma geografia em que cada ponto era considerado em relação ao mundo habitado e denominavam corografia as descrições das diferençås e contrastes da Terra. Elaboram técnicas e explicações do universo e do planeta, assim como suas condições climáticas e morfológicas de forma descritiva. Pensadores como Thales de Mileto, Anaximandro, Pitágoras, Aristóteles, Heródoto, Hipocrates e diversos outros, contribuiram ao longo de suas histórias de vida para a evolução e desenvolvimento do pensamento geográfico como ferramenta fundamental na expansão dos conhecimentos humanos sobre o mundo em que habitava, e assim o seu domínio.

“ Então, da chegada ao Novo Mundo ate as navegacoes nos confins do pacifico, seculos se sucederam e civilizacoes diferentes entraram em contato umas com as outras. O conhecimento geografico se expandiu correlato a ampliacao do horizonte geografico produzido pela aventura humana. Ja estava certo a capacidade do homem de suplantar em muito os obstaculos naturais, tanto quanto viajaram pelos mares. As interpretacoes sobre as diferencas na totalidade, quer interessando a natureza, quer a sociedade, revelaram necessidades teorico metodologicas que se apresentariam como o grande desafio. Essa era a grande aventura, a de construir um instrumental cada vez mais capaz de compreender o todo e as partes desse todo; O MUNDO EM QUE VIVEMOS.

Objetos:

Nasce como estudo da diferenciação de areas, e assim como suas explicações também.

Kant, um dos grandes filósofos modernos, contribuiu bastante a Geografia como ciência. Nos apresenta duas definições da Geografia. Na primeira, nos define a Geografia como a ciência da diferenciação da crosta terrestre. Na segunda, seria a ciência responsável pela descrição das coisas em termos de espaço. Essa segunda definição será de grande relevância para classificação científica da Geografia dentro do sistema Kantiano. Enquanto a História seria a responsável pela descrição temporal dos fenômenos, cabe à Geografia a descrição dos dados em sua organização espacial. Essa organização confere um status de especificidade ao método geográfico (descrição espacial), que lhe assegura um lugar no rol das ciências.

Segundo a tradição Kantiana a Geografia era uma ciencia descritiva e sintetica, sendo que estas últimas seriam responsáveis por aglutinar e integrar os conhecimentos das demais ciências. À Geografia cabe o título de ciência de síntese dos fenômenos naturais, enquanto à Antropologia cabe o de síntese dos conhecimentos sobre a estrutura humana. Nesse tocante, cabe ressaltar que os fenômenos naturais, objeto da Geografia, abarcavam todos os fenômenos perceptíveis, inclusive a observação da sociedade humana sobre o espaço.

O estudo da paisagem compos um papel intrinseco na produção do conhecimento geográfico. Seus aspectos visiveis, e sua associação de multiplos fenomenos eram os temas abarcados pela Geografia ao analisar a paisagem. Essa perspectiva apresentava duas variantes, uma descritiva e morfologica e outra fisiologica e funcional.

Outro grande contribuinte foi Humboldt, em sua perspectiva morfologica, acreditava que a observaçao do horizonte abarcada por uma visao investigativa era um método razoável na produção geografica. Dai a grande importancia da intuiçao nos procedimentos analiticos propostos por tal perspectiva. Ja seguindo os pressupostos funcionais do estudo da paisagem, caberia a Geografia buscar estas inter-relacoes entre fenomenos de qualidades distintas que coabitam numa determinada porçao do espaco terrestre.

O estudo da Diferenciacao de Areas :

Traz uma visao comparativa para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com