TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SOCIALISMO E CAPITALISMO

Por:   •  5/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

SOCIALISMO E CAPITALISMO

  Socialismo

 Consiste em ser uma teoria, doutrina ou prática social que propõe a apropriação pública dos meios de produção e a supressão das diferenças entre as classes sociais. E este sistema sugere uma reforma gradual da sociedade capitalista, distinguindo-se do comunismo, era mais radical e defendia o fim do sistema capitalista e queda da burguesia através de uma revolução armada.

    Capitalismo

 Tem um objetivo de aumento de rendimentos e obtenção de lucro. Muitas críticas foram feitas em relação a este sistema, pois a concentração e distribuição dos rendimentos capitalistas que dependem muito das condições particulares de cada sociedade.

PONTOS

   Feudalismo

     Foi um modo de organização social, político e cultural que era baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal. O feudalismo predominou na Europa durante toda a Idade Média (entre os séculos V e XV). Era uma unidade de produção do sistema feudal, onde o servo plantava, colhia, fazia vinho, azeite, farinha, pão, criava gado, fabricava queijo, manteiga, caçava, pescava e trabalhava numa rudimentar indústria artesanal.

As Revoluções Industriais

   Primeira Revolução Industrial

    Veio com a invenção das máquinas movidas a vapor. Nesse momento (1780 a 1830), a indústria em expansão era a têxtil de algodão. O trabalho era assalariado e o trabalhador qualificado era pago por peça. As ferrovias também foram um marco da época. Introdução da madeira como fonte de energia, para substituir a manufatura.

  Segunda Revolução Industrial

   Ocasionada pelo alto desenvolvimento industrial pós-guerra, introduziram a metalúrgica, a siderúrgica e a química como as novas ascendentes da indústria e trouxe consigo os novos métodos de produção. Descoberta do petróleo como nova fonte de energia para a substituição da madeira.

 Terceira Revolução Industrial

    A partir da década de 70, a demanda por tecnologia e mão de obra especializada foi vital. Nessa mesma época, surgiu no Japão o toyotismo que se estabeleceu como padrão mundial, com trabalho horizontalizado (com cooperação, coparticipação e terceirização de serviços). Descobertas de novas fontes de energia, para a substituição do petróleo, energia solar, eólica, vegetal e a entrada da informatização nos meios de produção.

 Primeira Guerra Mundial

       Também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras até o início da Segunda Guerra Mundial foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os aliados com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo e os Impérios Centrais (originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália; mas como a Áustria-Hungria tinha tomado a ofensiva contra o acordo, a Itália não entrou em guerra. Estas alianças reorganizaram-se (a Itália lutou pelos Aliados) e expandiram-se em mais nações que entraram na guerra. Em última análise, mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados em uma das maiores guerras da história. Mais de 9 milhões de combatentes foram mortos, em grande parte por causa de avanços tecnológicos que determinaram um crescimento enorme na letalidade de armas, mas sem melhorias correspondentes em proteção ou mobilidade.      

Segunda Guerra Mundial

       Foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi uma guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de “guerra total”, os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica ao serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes. Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e da Commonwealth.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (185.4 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com