TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Saber Geográfico na Antiguidade

Por:   •  30/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

* Considerando o saber geográfico na Antiguidade e no início do período das “grandes navegações”, faça uma análise das interpretações cartográficas da época .

EDGARD DE SOUZA SILVA

  1. História do Conceito da Terra Redonda

http://www.mapas-historicos.com/terra-redonda.htm

Alguns livros de história indicam que, antes da viagem de Colombo, em 1492, acreditava-se que a Terra fosse achatada e que o navegador teria provado o contrário. Colombo não demonstrou que a Terra era redonda, simplesmente porque ele não chegou às Índias, embora, até os primeiros anos do século 16, se pensasse que tivesse chegado. A viagem de Colombo foi um célebre desafio histórico do conceito da Terra esférica. Sabia-se que a Terra era redonda, mas se pensava que só se podia habitar o topo dela. A teoria geocêntrica garantia que a Terra estaria parada, fixa no espaço.  Os portugueses teriam, assim, desmistificado a questão da gravidade, que finalmente encontrou a Ciência, no século 17, com Isaac Newton. Em 1492, acreditou-se que a esfericidade da Terra havia sido demonstrada por Colombo. Mas foi em 1521, que o navegador português Fernão de Magalhães, a serviços da Espanha, atravessou o Oceano Pacífico e chegou à costa oriental da Ásia. ua Expedição completou a circunavegação da Terra, no ano seguinte. Mas, então, todos já sabiam que a Terra era redonda.

......................................................................................................................

  1. História da Cartografia

http://www.mapas-historicos.com/cartografia-historia.htm

Cartografia é a arte e o conjunto de técnicas de elaboração de cartas geográficas ou mapas. Uma das artes mais antigas da civilização, por necessidade de se esquematizar dados geográficos para subsídio de várias atividades, principalmente explorações, conquistas de novas terras, agrimensura e transporte. Há milhares de anos, mapas das terras conhecidas eram desenhados em argila, madeira, peles de animais, rochas e outros meios. A partir das grandes navegações, iniciadas pelos portugueses no século 15, o desenvolvimento da Cartografia ganhou novo fôlego. Técnicas de projeção cartográfica tornaram-se fundamentais. Em 1507, o cartógrafo alemão Martin Waldseemüller dividiu a Terra em dois hemisférios, ocidental e oriental, e batizou de America, a atual América do Sul, em homenagem a Américo Vespúcio.  A partir da segunda metade do século 18, o mundo finalmente foi conhecido com as devidas coordenadas de suas feições. 

........................................................................................................................

  1. Mapa de Eratóstenes – 220 A.C.

http://www.mapas-historicos.com/mapa-eratostenes.htm

a primeira reprodução do mapa si da em 500 a.C Hecateu dizendo que o centro do mundo ela mileto, criando o primeiro mapa ouvindo histórias de viajantes que passavam por ali e os davam informações, já em 220 a,C Eratóstenes crio o novo mapa indo além do que já sabiam e assim aumentando o conhecimento de cartografia daquela região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com