TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes Da Antiguidade Refletindo Na Educação física De Hoje

Pesquisas Acadêmicas: Esportes Da Antiguidade Refletindo Na Educação física De Hoje. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

1. Como tais atividades, atualmente, influenciam a prática de atividades físicas e de

modalidades esportivas nas aulas de Educação Física escolar?

Em cada época da história que se passou, a atividade física foi se desenvolvendo aos poucos. Não era ainda considerado esporte, pois em vários períodos, elas eram feitas com base em alguma necessidade do povo, como por exemplo:

Na pré-história, os homens faziam exercicios físicos não para manter a boa aparência, mas para ter um bom condicionamento físico na hora da caçada, pois era o meio que utilizavam para conseguir alimento, na hora de mudar de moradia, pois eram nômades. Com o passar do tempo, foram descobrindo meios de cultivar a terra, prolongando assim a sua estadia em determinados lugares, mas ainda assim, continuavam se exercitando para proteger suas terras de invasores.Depois que começaram a cultivar a terra e prolongar sua estadia, precisavam manter os exercícios para defender suas terras de invasores.

Na Grécia, faziam exercícios em busca de formar homens capacitados e condicionados para defender sua nação, pois viviam num período de muitas guerras.

Com o passar do tempo, a atividade física passou a ser vista de forma diferente. Com o Renascimento, as pessoas deixaram de vê-la apenas como uma obrigação, e passaram a se importar mais o o bem estar do próprio corpo e tentavam integrar o físico e o estético às preocupações educacionais, tornando a atividade física um assunto dos intelectuais. A partir daí, foram inventadas várias maneiras de se praticas essas tais atividades. Começaram a ter disputas de corridas, de homens em seus cavalos e suas lanças, de força, de ginástica, de lutas, atividades com bolas e etc. Em todas essas disputas, havia uma busca apenas pela vitória. Não existia como hoje aquela ideia de que " o importante é competir", os homens davam e faziam de tudo para vencer, passavam por cima de valores morais, éticos e de princípios, usando até mesmo a trapaça para se beneficiarem, não se preocupando nem um pouco com o bem estar do outro.

Os esportes que praticamos hoje nas aulas de Educação Física, tem relação com os de antigamente. Com certeza não praticados da mesma forma, mas teve suas bases fundadas da antiguidade.

2. Como tais conhecimentos podem contribuir para os professores de Educação Física

escolar planejarem suas aulas?

Com tais conhecimentos, o professor de Educação Física escolar pode interagir melhor com os alunos, fazendo aulas temáticas. Como por exemplo: ele pode escolher uma aula específica para fazer competições sadias baseadas nas Olimpíedas ou em alguma época, lugar ou algo do tipo, fazendo assim da aula um momento muito mais prazeroso para os alunos.

Não só na interação com os alunos, mas tendo um conhecimento sobre a história dos exercícios, pode ampliar o conhecimento dos alunos, auxiliando até mesmo em outras matérias.

O professor também pode falar como eram as competições de antigamente, não só a respeito do esporte, mas da conduta dos competidores e assim, orientar e alertar seus alunos de como se deve agir em relação á competição e aos outros competidores. Podendo, então, evitar uma série de problemas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com