TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Significado de ética e de moral

Por:   •  15/6/2015  •  Dissertação  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Significado de ética e de moral, relacionando o comportamento moral com a afirmação e defesa da liberdade.

Estas palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes

A Moral sempre existiu, pois, todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no meio em que ele vive. Desde que o homem passou a viver em comunidades, ela passou a fazer parte de sua vida, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência.

Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática.

Estas palavras uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indispensáveis. Ética e moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam “respeitar e venerar a vida”. O homem, tem o seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apoia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar. A possibilidade que o homem tem de escolher seu caminho na vida e constituir sai história damos o nome de liberdade. Evidentemente a liberdade é algo que não se exerce no vazio, mas dentro das limitações impostas pelas circunstancias, a liberdade e a consciência estão as intimamente relacionadas.

Por isso só tem sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se esta ação foi praticada em liberdade. Quando não se tem, liberdade, é impossível decidir entre o bem e o mal, pois o não se tem uma consciência moral. Entretanto, quando estamos livres para escolher entre esta ou aquela ação, tornamo-nos responsáveis pelo que praticamos. O ser humano em si é dotado de liberdade, mas isso não lhe dá o direito de viver, sem regra pois como vivemos em sociedade, têm se o dever de ser respeitar o lado individual de cada um e não infringindo ou desrespeitando os costumes dos outros, ou seja, a liberdade deverá ser exercida de forma lícita. Liberdade é uma palavra que pode ser definida em variados sentidos (liberdade física, liberdade civil, liberdade de expressão…).

A responsabilidade moral é, por sua vez, uma capacidade, e ao mesmo tempo uma obrigação moral, de assumirmos os nossos atos, e reconhecermos nossos atos, compreender que são eles que nos constroem e moldam como pessoas. A liberdade e a responsabilidade estão tão ligadas na medida em que somos realmente livres e formos responsáveis, e só podemos ser responsáveis se formos livres. Além disso, a liberdade e a responsabilidade são parâmetros essenciais na construção de um indivíduo como pessoa, visto que é através da liberdade e da responsabilidade que um sujeito é capaz de se tornar realmente um cidadão com dignidade. Liberdade é um estado que confere plenos poderes ao homem e pode ser usada de várias formas, porém, se bem entendida, por si só criará limites e regras que tornarão a convivência em sociedade muito mais agradável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com