TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Capitalista

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GÓIAS

CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA-2016

SISTEMA CAPITALISTA (Materialização, organização, localização entre)

Gabriel Tavares

Júllia Cotrim

LUZIÂNIA

2016

  1. Materialização do capitalismo

O capitalismo é regido pela ideologia de acumular e reproduzir capital. O capital hoje pode ser identificado como recurso financeiro (dinheiro) por ser capaz de adquirir todas as outras formas de riqueza.

O mundo -desde a Idade Média- pode ter três vertentes de regência: Religião, Economia e Direito. Apesar da dificuldade que se pode haver em determinados momentos de encontrar, com clareza, a vertente principal, estudos revelam que é a Economia predomina. Sempre as demais coisas orbitavam os bens materiais (antigo capital), comprovando o instinto acumulador dos seres humanos, naquela época possível a poucas pessoas.

Era natural a consolidação do acúmulo de bens para todos, gerando assim um novo sistema. Antes da instauração do capitalismo houve um longo período de transformação de costumes e pensamentos, já que o capital atual não foi reconhecido como poderoso instantaneamente.

A burguesia se tornou detentora de grande força. Desenvolveu uma intensa atividade de expansão marítima, grandes relações bancárias e uma notória desigualdade social.

  1. Organização social do capitalismo

Além dos padrões econômicos, o capitalismo também gera tipos de relação e classificações dentro do sistema. Com a ascendência do capitalismo os países foram classificados como Desenvolvidos, Subdesenvolvidos e emergentes.

Essa classificação envolve a medição de dois índices: PIB (Produto Interno Bruto) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Isso induz o desenvolvimento do país de forma econômica e social.

O DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é um incentivo do sistema capitalista para gerar a interligação dos países desenvolvidos aos emergentes, onde o setor primário fornece produtos agrícolas, pecuaristas e de mineração; o setor secundário fornece as indústrias e mão de obra e o setor terciário fornece o comércio ativo e a prestação de serviços. A formação de um circuito é normal, já que o detentor do lucro será o país desenvolvido.

  1. Entre esses processos...

A classe predominante, produtora e consumidora, está muito alienada ao ato de consumir. O proletariado muitas vezes nem tem acesso ao produto que produz e está inserido em uma “teia de consumo” que gera o constante interesse por diversos produtos.

O sistema capitalista também proporciona o direito à propriedade privada e a livre-concorrência, proporcionando liberdade econômica. Nesse sistema todos são incluídos involuntariamente, até em condições desiguais– a competitividade é gerada de modo natural.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com