TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tecnólogo em Gestão Ambiental Gestão de Recursos Hídricos

Por:   •  10/11/2020  •  Ensaio  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Câmpus Porto Alegre

Tecnólogo em Gestão Ambiental

Gestão de Recursos Hídricos - SGA044

Prof Rafael Cruz da Silva

 Os riscos e os impactos ambientais relacionados às águas subterrâneas.

Data: 26/10/2020

Aluno: Vinícius Giacomini Tonelo

Os recursos hídricos subterrâneos, com seus aquíferos e lençóis freáticos, representam uma parcela muito significativa de água doce e constituem um dos patrimônios mais preciosos do nosso planeta. Eles influenciam significativamente no equilíbrio ecológico e estão diretamente relacionados ao estado dos ecossistemas e `a saúde humana, uma vez que água é o elemento essencial e indispensável para a manutenção da vida na Terra.

A poluição das águas subterrâneas é hoje uma eminente ameaça ao meio ambiente e a evolução humana. O rápido aumento populacional, as mudanças climáticas e as múltiplas atividades humanas colocam em risco a disponibilidade dos recursos de água doce e degradam a qualidade dos lençóis freáticos. A origem da poluição das águas subterrâneas são diversas e desafiadoras quando pensamos em formas de solucioná-las, já que muitas vezes estão intimamente ligadas às atividades do cotidiano. Vejamos como exemplo as causas antropogênicas (devido às atividades humanas): atividades como o escoamento urbano, os efluentes industriais, as descargas de águas residuais ou naturais, a intrusão da água do mar e a consequente erosão de rochas, são causas de grande impacto na poluição das águas e tem sido fonte de preocupação e grandes discussões.

A diversidade das fontes de poluição produz uma vasta variedade de contaminantes que poluem os corpos d'água subterrâneos. Em especial os compostos orgânicos sintéticos e microcontaminantes representam uma preocupação emergente para o estado de saúde dos ecossistemas e da raça humana, visto que a água subterrânea é uma das mais importantes fontes de água potável. Em regiões onde os recursos hídricos de superfície são escassos, os poços artesianos ainda são muito utilizados. Esta necessidade, por vezes, acaba gerando perfurações clandestinas e descontroladas que, em muitos casos, leva a utilização da água subterrânea até seu esgotamento. Sem o cuidado de fazer o fechamento destes poços “secos”, ocorre a penetração de muitas impurezas de superfície no subsolo, gerando um impacto negativo no ciclo de vida do lençol freático.

O cultivo e o manejo do solo também exercem grande influência na qualidade das águas subterrâneas e nas taxas de recarga de alguns aqüíferos. Algumas práticas agrícolas são capazes de causar contaminação difusa por nutrientes e pesticidas, especialmente em áreas com solos pouco espessos e com boa drenagem. Em regiões mais áridas estas atividades podem ainda ocasionar um aumento da salinidade das águas. Os tipos de atividade agrícola que geram contaminação difusa mais preocupante das águas subterrâneas são as relacionadas com extensas áreas de monocultura. Práticas agrícolas envolvendo o cultivo de culturas perenes apresentam menor perda por lixiviação que em locais onde as plantações sazonais são praticadas, devido ao menor distúrbio e aeração do solo e também ao aumento da demanda de nutrientes pelas plantas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com