TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tempo Geológico

Por:   •  3/1/2017  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

O tempo geológico, é fruto de um período de grande efervescência científica entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XX. Vários pesquisadores alegam que o conhecimento científico trouxe ao menos três rupturas essenciais na estrutura do pensamento humano, no que refere-se à relevância da espécie humana, que seria a revolução copernicana, a evolução das espécies e a compreensão da imensidão do tempo em bases geológicas.

Escala de tempo geológico representa a linha do tempo desde a formação da Terra até o presente, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta.

O planeta Terra é constituído por 1/3 de terra, 2/3 de água, a atmosfera é rica em oxigênio e tem 40 mil quilômetros de perímetro. Calcula-se que a Terra tenha um pouco mais de 4 bilhões e meio de anos, durante todo este tempo Ela foi modificando sua feição. Nos últimos 200 anos os cientistas vêm explorando o planeta e desvendando os seus “segredos”.

Acredita-se que a Terra se formou através de inúmeras colisões entre meteoros que rodeavam o sistema solar, a temperatura passava dos 4 mil graus, com o passar do tempo a Terra continuava a esfriar. Há 4,4 bilhões de ano o planeta já começava a se solidificar, assim formando uma crosta, porém ainda havia “chuva” de meteoros. A água já se formava nesse período, acreditam que a formação da água ocorreu pelo esfriamento das rochas, pois liberavam muito vapor d’ água, mas ainda assim não seria suficiente para cobrir a Terra, alguns cientistas afirmam que a água veio junto aos meteoros, o vapor d’ água formou as nuvens, assim condensou-se e caiu em forma de chuva por milhares de anos.

Há 2,5 bilhões de anos o oceano não dominava mais a Terra, as praias e a luz do Sol começaram a aparecer, ocasionando a produção de oxigênio. Após 2 bilhões de anos de oxigenação nasceu o Planeta azul, com isso ocorria a separação dos continentes, os animais se separaram pelos oceanos e o manto oceânico arrastava o continente.

Há 700 milhões de anos a posição de rodínia bloqueava as correntes que transportavam água quente do Equador para os pólos, sem esse calor as regiões polares congelaram, esse gelo refletia os raios de sol para longe, sendo assim a temperatura caiu e o gelo avançou sobre o Planeta todo.

Há 650 milhões de anos ocorreram várias erupções vulcânicas, o calor que era gerado no interior foi o que fez o gelo derreter. E a medida com que o tempo passava aumentava o oxigênio, e assim os organismos tornaram-se mais complexos, foi nesse período em que a vida “desabrochou” na Terra.

Há 250 milhões ocorreu uma rara erupção de pluma no manto, derretendo tudo o que havia na frente, continuou por 1 milhão de anos liberando milhões de quilômetros de rocha fundida, nuvens de gases espalharam-se e escureceram todo o Globo, mais de 95% das espécies chegaram a extinção. Ao passar 10 milhões de anos o clima alterou drasticamente sobre tais condições os animais que sobreviveram evoluíram para os dinossauros.

Há 180 milhões de anos começou o movimento dos continentes até chegar como está hoje. Há 100 milhões de anos já não existia mais a pangéia. Nesta mesma época o planeta já estava povoado por dinossauros. Com a separação dos continentes surgiu diversas erupções, com isso ouve a extinção dos dinossauros e 70% das plantas. Outros 2 cientistas afirmam que a extinção ocorreu devido a queda de um meteoro gigante, o meteoro não foi o único motivo da destruição, as nuvens de poeira tóxica contribuíram para a grande extinção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com