TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Geografia

Por:   •  8/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Geografia

Nome: Natalia Salerno

Professora: Cintia

Turma: 21E

Data: 26/09/2018

Tema: Brasil - Principais problemas ambientais

Questão 9 - pág. 258 - Unidade 10

[pic 1]

O Brasil é rico em patrimônio ambiental, porém a conservação do meio ambiente brasileiro é um desafio por conta do crescimento econômico do país, o que aumenta a demanda por recursos naturais. Apesar do país vir apresentando melhorias nas questões ambientais, ainda há grandes problemas existentes para ser superados.


Os principais problemas ambientais existentes no Brasil, ocorrem nas determinadas localizações geográficas do território como:

Região Norte: Essa região possui problemas ambientais como a contaminação do solo e da água pelas atividades de garimpo e mineração; poluição do ar e da água pelas atividades industriais, risco de contaminação por derramamento de petróleo e derivados, e arco do desflorestamento.
Região Nordeste: Essa região possui problemas ambientais como arco do desflorestamento, poluição do ar e da água pelas atividades humanas, alto risco de desertificação, contaminação do solo e da água pelas atividades do garimpo e mineração, risco de contaminação por derramamento de petróleo e derivados, e contaminação do solo e da água por agrotóxicos.

Região Centro - Oeste: Essa região possui problemas ambientais como arco do desflorestamento, contaminação do solo e da água por agrotóxicos, contaminação do solo e da água pelas atividades de garimpo e mineração.
Região Sul: Essa região possui problemas ambientais como contaminação do solo e da água por agrotóxicos, contaminação do solo e da água pelas atividades de garimpo e mineração, poluição do ar e da água pelas atividades industriais, e há áreas afetadas por processo de arenização.  
Região Sudeste: Essa região possui problemas ambientais como contaminação do solo e da água por agrotóxicos, contaminação do solo e da água pelas atividades de garimpo e mineração e poluição do ar e da água pelas atividades industriais.

Contaminação do solo e da água por agrotóxicos

Os agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para matar as pragas, eliminar doenças e acabar com plantas invasoras que podem prejudicar o processo de produção de uma plantação. Apesar desses produtos atuar como um benefício na agricultura, eles são de alto risco para os seres vivos e podem contaminar o solo e água.

Como acontece a contaminação? Consequências?


• Solo: O solo das regiões onde se pratica a agricultura é frequentemente exposto aos agrotóxicos, fazendo com que essa contaminação aconteça por meio da aplicação desses produtos direto nas plantas, pelo uso da água contaminada, e também pelas embalagens que são descartadas incorretamente.
O solo absorve os agrotóxicos que tiram a sua fertilidade, que também matam as micorrizas (absorvem os nutrientes do solo e transmitem as plantas) diminuem a biodiversidade do solo, ocasiona a acidez e entre outros problemas.
• Água: As águas são frequentemente afetadas pelos agrotóxicos. Segundo o IBGE a contaminação dos rios por esses produtos só perde para a contaminação por esgoto. Os rios e lagos são contaminados por causa do lançamento intencional e pelo escoamento superficial que sai dos locais onde utilizam esses produtos.
O impacto desses produtos na água dependendo do tipo de substância e da situação do ambiente atingido. Consequentemente os agrotóxicos na água podem causar a morte de toda comunidade aquática formada por espécies de plantas e animais. Algumas espécies não chegam a morrer, mas essas substâncias se acumulam em seu corpo afetando a cadeia alimentar e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com