TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Geografia

Por:   •  6/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO DE GEOGRAFIA da 2ª etapa

1ª parte: Orientações

O que fazer?

Pesquisar e registrar as respostas dos passos de todo trabalho nos locais apropriados e expostos abaixo.

O que não fazer?

Cópias integrais da internet além de serem deselegantes não refletem a apropriação do conhecimento. Prefira sempre escrever o que você entendeu sobre o tema e NUNCA, em HIPÒTESE ALGUMA, copie as ideias de outros autores como se fosse a sua própria ideia.

Caso precise citar alguma ideia que você achou interessante, SEMPRE coloque a fonte no final do seu trabalho e faça a citação entre aspas. Por exemplo: “Todo homem é mortal; Sócrates é homem; logo é mortal” (fonte: https://www.philosophy.pro.br/validade.htm).

Caso ocorra o famoso “CRTL+C;  CRTL+V”, seu trabalho será INVALIDADO com a perda dos pontos.

Onde fazer?

Deverá ser feito em FOLHA A4  separada com capa: o nome do Colégio, nome do professor, disciplina, turma e nome do aluno (trabalho sem nome será invalidado).

TEMA: AS FORMAS DO RELEVO E BACIAS HIDROGRÁFICAS

Nessa parte do trabalho, o aluno deverá pesquisar os termos propostos abaixo, sempre registrando sua pesquisa na folha separada.

TEXTO AUXILIAR

relevo é como a superfície da Terra se apresenta aos nossos olhos e é classificado como Litosfera (camada sólida da Terra). É onde ocorrem às transformações geológicas e onde habitamos e a maior parte dos animais terrestres. Resumindo, o relevo pode ser definido como o conjunto de formas físicas que compõem a superfície da Terra.

A Geomorfologia é a ciência que estuda as composições e variações nas formas de relevo, sendo um intercâmbio entre outras duas ciências: a Geografia e a Geologia.

Para facilitar o entendimento e melhorar o estudo e compreensão das suas dinâmicas de formação e transformação, dividiu-se o relevo em alguns tipos principais, com base em suas características externas, são eles: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

 (Adaptado de: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-relevo.htm)

  1. (0,50 pontos) Com base no seu estudo e na sua pesquisa (livro + internet + caderno) descreva as formas do relevo.
  2. MONTANHAS e como são formadas.

B) Essa forma de relevo existe no Brasil ? Explique.

  1. PLANALTOS
  2. PLANÍCIE
  3. DEPRESSÕES
  1.  (0,75 pontos) Quando assistimos na TV ou lemos notícias a respeito do desabamento de encostas, desmoronamentos e mortes por movimentação de terra, como foi o caso do rompimento da barragem de Brumadinho, percebemos o quanto catastrófico pode ser a ação humana na construção do espaço geográfico social sobre um elemento natural. Por essa razão, os conhecimentos sobre o relevo, o solo, que é o desgaste da rocha matriz, bem como a ação dos agentes internos e externos devem ser profundamente conhecidos, além do intemperismo e a erosão.

 

Sobre os agentes internos, EXPLIQUE qual é a colaboração deles no processo de formação do relevo e como age cada um deles (Vulcanismo; Tectonismo e abalos sísmicos ou Terremotos)

  1. (1,0 ponto) O intemperismo é um processo natural e que ocorre gradativamente na alteração da rocha transformando-a em solo. Pode se apresentar três formas: Químico; Físico e Biológico.

Diferencie cada tipo de intemperismo e cole recortes de revistas ou imagens da internet que representa cada tipo de intemperismo.

INTEMPERISMO QUÍMICO

INTEMPERISMO FÍSICO

INTEMPERISMO BIOLÓGICO

  1. (0,75 ponto) O relevo serve como um divisor de água, ou seja, quando a precipitação (chuva) cai sobre o relevo o mesmo divide para onde as águas devem escoar, e, onde devem infiltrar conforme a característica do relevo. Nesse sentido, os rios ou cursos d’água são as águas que afloraram no relevo e, devido à declividade do terreno, se deslocam sobre o relevo.

Observe a imagem abaixo.

[pic 2]

Descreve o que representam as linhas pontilhadas no desenho acima e as principais características de cada número na imagem acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com